Só quem é PERNAMBUCANO entende


Botão de som é pitôco

Se é muito miúdo é pixotinho

Se for resto é cotôco

Tudo que é bom é massa

Tudo que é ruim é peba

Rir dos outros é mangar

Ficar cheio de não me toque, frescura é pantim

Já faltar aula é gazear

Colar na prova é filar

Quem é franzino (pequeno e magro) é xôxo

O bobo se chama leso

E o medroso se chama frouxo

Tá com raiva é invocado

Vai sair, diz vou chegar

"Caba" (homem), sem dinheiro é liso

A moça nova é boyzinha

Pernilongo é muriçoca

Chicote se chama açoite

Quem entra sem licença, emburaca

Sinal de espanto é "vôte"

Tá de fogo, tá bicado

Quando tá folgado, tá folote ou afolozado

Quem tem sorte é cagado

Pedaço de pedra é xêxo

Quem não paga é veaco ou xexêro

O mesquinho ou sovina é amarrado, muquirana, mão de vaca, pirangueiro

Quem dá furo (não cumpre o prometido ou compromisso) é fulero

Gente insistente é pegajosa;

- Catinga de suor é inhaca

Mancha de pancada é roncha

Briga pequena é arenga

Performance ou atitude de palhaço é munganga

Corrente com pingente é trancilim

Pão bengala é tabica

Desarrumado é malamanhado

Pessoa triste é borocoxô, macambúzo

"É mesmo" é "Iapôis"

Borracha de dinheiro é liga

Correr atrás de alguém é dar uma carrera

Fofoca é fuxico

Estouro aqui se chama: pipôco

Confusão é rolo

É assim que acontece, visse ?

 

SER PERNAMBUCANO É...

Considerar Reginaldo Rossi Rei;

Acreditar que o Recife é mesmo a "Veneza Brasileira;

Defender o frevo, mas não fazer um passo sequer (apenas "dançar com os dedos");

Amar as pontes do Recife sem conhecer o nome de uma apenas;

Preferir botecos a fast-food;

Gostar de qualquer música que fale de sertão, mangue, etc.;

Gostar de comer caranguejo;

Saber o significado das palavras "pirangueiro","pantim" e "mangar";

Achar que José Pimentel é a cara do Cristo;

Ter orgulho de dizer que o sonho de todo cearense é ser pernambucano;

Adorar bolo-de-rolo e suco de pitanga;

Ir ao Alto da Sé em Olinda apenas para ver Recife ao longe e comer tapioca;

Saber a delícia que é um bolo de bacia com caldo de cana;

Correr no Parque da Jaqueira e depois se empanturrar de caldo de cana na saída;

Jantar olhando para a lua incrivelmente linda na praia de Boa Viagem;

Achar que Recife seria melhor se os holandeses tivessem permanecido;

Admirar Mauricio de Nassau mesmo sabendo pouco sobre ele;

Conhecer a estória de Biu do Olho Verde e da Perna Cabeluda;

Freqüentar a praia em frente ao Acaiaca;

Tomar água de coco na praia;

Ficar sempre dividido entre a beleza de Porto de Galinhas e Itamaracá;

Ter saudade da Livro 7;

Saber distinguir entre o Maracatu do Baque Solto do Maracatu do Baque Virado;

Conhecer todas as músicas de Alceu Valença e Geraldinho Azevedo;

Saber quem é Lenine e que ele canta o Recife;

 

 

ACHO ATÉ QUE VOCÊ PODE TIRAR UMA PESSOA DE PERNAMBUCO, MAS NUNCA PODERÁ TIRAR PERNAMBUCO DE UMA PESSOA!



https://aldoadv.com

 

Publicado por aldoadv

• Advogado • Empreendedor • Patriota | Conservador • Armamentista • Casado • Cristão

27 comentários em “Só quem é PERNAMBUCANO entende

  1. Ser Pernambucano é ser o melhor, Pernambuco minha pátria ogulho é ser Pernambucano.

  2. Meu velho! Isso foi arretado demais, apois isso devia ta apregado de fronte as escolas. Pra quem ninquém esquecesse e tivesse muito orgulho do que tem e do que é. Agora vo chegar!

  3. Nossa essa ultima frase me fez até chorar, poir vivo no estrageiro a 5 anos e morro de saudades da minha terrinha arretada.

    ACHO ATÉ QUE VOCÊ PODE TIRAR UMA PESSOA DE PERNAMBUCO, MAS NUNCA PODERÁ TIRAR PERNAMBUCO DE UMA PESSOA!

    Parabéns !
    bjs

  4. Me orgulho por ser uma pernambucana, Adoro dançar frevo e tocer tambem para o esport

  5. Adoreii, Isso é so um pouco da CULTURA pernambucana! Só conhecendo mermu pra gostar. Orgulho de ser PERNAMBUCANA!

  6. Ser Pernambucano é tudo de bom, pena que as pessoas só dão o valor, quando estão longe, assim como eu, que moro em Palmas – TO. Mas amooooooooooooooooooooooo Pernambuco de paixão.

  7. lingua estranha e feiaa credo ….

    sou mais nosso sotaque paulista ….

    1. sutaque de gente cheio de frescura oxiii povim fresco esse
      ohhhh!!

  8. Aff…, sutaque paulista essa fala arrastada que mais parece que estão com um ovo de granja na boca, eu em…

    Pernambuco nossa nação;
    Pernambuco nossa patria mãe;
    Pernambuco imortal!!!

  9. Sotaque paulista é pra frescoo!!!! Falem feito caba macho… seu pai d’égua!!!!

  10. tenho orgulho de ser pernambucano
    isso é apenas um pouco do que só nós pernanbucanos temos o previlégio de ter

  11. Sou maranhense no registro de nascimenrto..Sou PERNAMBUCANA de corpo e alma… Morro de saudade do meu Recife e da minha linda Olinda…..aff tanta saudades

    ACHO ATÉ QUE VOCÊ PODE TIRAR UMA PESSOA DE PERNAMBUCO, MAS NUNCA PODERÁ TIRAR PERNAMBUCO DE UMA PESSOA APARTIR DO MOMENTO Q ESSA PESSOA FOR PERNAMBUCANA DE CORAÇÃO

  12. kkkk adoerei isso quem posto so fala a verdade
    nois somos assim mesmo kkkkkk adooro pernambuco aqui é meu lugar!!!!!!!!!!!!

  13. Poxa! Saudades da Bixiga de Pernambuco! Morava em Itapissuma, e só fui em Recife pra nascer, mas, voltei pra Itapissuma de novo, e morei 13 anos.
    Agora, to morando aqui no DF, e aqui, preconceito contra nordestino é bóia, e quem é nordestino e mora aqui, sabe qué que eu to falando!
    Abraços a todos Coterraneos. Bjs

  14. Ser pernambucano é dirigir na pista de ultrapassagem e não deixar o outro passar…

Comentários encerrados.