Dr. Aldo Corrêa de Lima – Advogado | Professor | Teólogo

Concurso Público, SPC e SERASA: Nome sujo na praça é condição para o candidato não ser nomeado ?

Material de Estudo Gratuito (clique aqui)
Ganhe Dinheiro RÁPIDO e FACILMENTE – Cooperação Financeira por Doação

Abusos em Concurso Público (clique aqui)

sucesso
Concursos públicos e os cadastros restritivos de crédito

Em tempos em que os concursos públicos notoriamente vêm se tornando cada vez mais objeto de aspiração de considerável parcela dos cidadãos brasileiros, é com certa freqüência que se presencia uma infinidade de pessoas discutindo sobre a legitimidade de se eliminar candidatos em concurso público, em razão de os mesmos estarem inscritos em cadastros restritivos de crédito e similares. Discutindo a questão com colegas da área jurídica, surpreendentemente alguns me apresentaram entendimento no sentido da possibilidade de se utilizar tal critério na fase do concurso destinada ao exame psicotécnico, onde se afere a capacidade psicológica do candidato para o desempenho da função e outros como critério a ser utilizado na investigação de vida pregressa.

Decidi então estudar o assunto, a fim de analisar as implicações jurídicas envolvendo o tema, sendo que da pesquisa extraí alguns fundamentos jurídicos, os quais permitem concluir que tal ato por parte do Poder Público, se praticado, se encontrará totalmente divorciado das diretrizes traçadas pelo Estado Democrático de Direito.

Recorrendo às bases constitucionais pertinentes ao tema, dispõe o art. 37, incisos I e II, da CF / 88, in verbis:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Da leitura do dispositivo e seus incisos, verifica-se que a Carta Magna conferiu à lei regular o acesso aos cargos e empregos públicos. Coube à Lei nº. 8112/90 disciplinar o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, sendo que os requisitos básicos para a investidura em cargo público estão dispostos no art. 5º, e incisos, do diploma supra citado, o qual passo a transcrever:

Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

I – a nacionalidade brasileira;

II – o gozo dos direitos políticos;

III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V – a idade mínima de dezoito anos;

VI – aptidão física e mental.

Analisando as exigências legais acima, percebe-se que o legislador estabeleceu em lei critérios objetivos para o ingresso no funcionalismo público, inclusive em relação a outros requisitos porventura exigidos em razão do cargo pretendido, o que ficou reservado ao disciplinado pelo § 1o do aludido artigo, o qual prevê que “As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei”.

Registre-se que um dos traços marcantes dos concursos públicos é o zelo pela igualdade entre os participantes do certame, sendo que somente a lei pode estabelecer restrições de acesso a determinados cargos, e só nos casos onde determinadas características inerentes ao candidato forem incompatíveis com a natureza da função a ser desempenhada. Tal decorre do princípio da isonomia, o qual já se faz presente no art. 3º, IV, da CF / 88, consignando que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, vedando quaisquer formas de discriminação (grifei). Nesse sentido, Celso Antônio Bandeira de Mello nos brinda com seu costumeiro brilhantismo:

“Os concursos públicos devem dispensar tratamento impessoal e igualitário aos interessados. Sem isto ficariam fraudadas suas finalidades. Logo, são inválidas disposições capazes de desvirtuar a objetividade ou o controle destes certames. É o que, injuridicamente, tem ocorrido com a introdução de exames psicotécnicos destinados a excluir liminarmente candidatos que não se enquadrem em um pretenso ‘perfil psicológico’, decidido pelos promotores do certame como sendo o ‘adequado’ para os futuros ocupantes do cargo ou emprego.

Exames psicológicos só podem ser feitos como meros exames de saúde, na qual se inclui a higidez mental dos candidatos ou, no máximo – e ainda assim, apenas no caso de certos cargos ou empregos, para identificar e inabilitar pessoas cujas características psicológicas revelem traços de personalidade incompatíveis com o desempenho de determinadas funções” (In Curso de Direito Administrativo, 11ª ed., São Paulo: Malheiros, 1999, págs. 194 – 195).

Assim sendo, encontramos um dos fundamentos jurídicos a coibir tal prática por parte do Poder Público, na medida em que se perquirir a idoneidade financeira de outrem, ao argumento de que um indivíduo que deve a outro não é psicologicamente apto a desempenhar suas funções em cargo ou emprego público, extrapola a órbita do interesse público e foge aos critérios objetivos de avaliação do candidato. Da mesma forma não é cabível a utilização de informações ligadas à vida financeira do indivíduo na investigação de sua vida pregressa, uma vez que o que interessa ao Poder Público são as quitações do indivíduo perante o Estado, ou seja, sua vida pública. Tanto é verdade que da leitura dos editais é possível perceber, nesse particular, que as exigências neles insculpidas visam colher informações relativas ao comportamento do candidato perante a sociedade, isto é, investigar se aquele se conduz consoante o mínimo ético exigido pelo Direito, necessário ao convívio social sadio, valendo lembrar que um dos princípios reitores do concurso público é o da vinculação ao edital. Mesmo que o instrumento convocatório estabeleça tal critério, certamente poderá ser impugnado, eis que estará eivado de inconstitucionalidade. E mais: a autoridade responsável pelo certame indubitavelmente poderá ser paciente em mandado de segurança, na medida em que, preenchidos os requisitos legais para a investidura em cargo ou emprego público, em caso de se iniciar as nomeações, nasce o direito líquido e certo do candidato a ser nomeado, uma vez que estamos diante de ato vinculado da administração.

 

Diante de tais considerações, passemos agora a analisar a natureza jurídica dos interesses envolvidos no presente debate.

No que diz respeito aos cadastros restritivos de crédito, é imperioso registrar que estes são destinados a regular o fornecimento de crédito ao consumidor no mercado de consumo. Foi o meio encontrado pelos fornecedores de se protegerem dos consumidores inadimplentes, a fim de evitarem possíveis prejuízos à sua atividade empresarial. As relações de consumo, consoante disposições do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, são aquelas travadas entre consumidor e fornecedor, sendo de suma importância frisar, para fins de intelecção do proposto neste texto, que são relações estabelecidas entre particulares. Portanto, relações de direito privado, onde a intervenção estatal somente é admitida naqueles casos excepcionais onde a vulnerabilidade do consumidor perante o fornecedor que age abusivamente reclama a tutela do Estado.

Posto isto, conclui-se então que as informações contidas nos cadastros de proteção ao crédito servem apenas como meio de consulta por parte das empresas associadas, objetivando unicamente resguardar seus interesses empresariais. Inexiste interesse público a ser tutelado com a criação daqueles cadastros, sob pena de invasão da vida privada do indivíduo. A esse respeito, José Afonso da Silva discorre sobre a vida privada como sendo integrante da esfera íntima da pessoa, seu modo de ser e viver, partindo da constatação de que a vida das pessoas compreende dois aspectos: um voltado para o exterior e outro para o interior, sendo que, “a vida exterior, que envolve a pessoa nas relações sociais e nas atividades públicas, pode ser objeto das pesquisas e das divulgações de terceiros, porque é pública. A vida interior, que se debruça sobre a mesma pessoa, sobre os membros de sua família, sobre seus amigos, é a que integra o conceito de vida privada, inviolável nos termos da Constituição” (In Curso de Direito Constitucional Positivo, 14ª ed., São Paulo: Malheiros, pág. 204).

Outro aspecto importante sobre o qual deve-se ponderar diz respeito à abusividade dispensada na utilização dos cadastros de proteção ao crédito. O cotidiano forense permite vislumbrar diária e freqüentemente demandas consumeristas onde em muitos casos o consumidor se encontra “negativado” indevidamente. Portanto, nem sempre as informações constantes dos bancos de dados dessa natureza são confiáveis, o que pode levar o Poder Público a cometer uma injustiça sem tamanho ao eliminar dos concursos públicos candidatos cujos nomes constam daqueles.

Por fim, diante dos fundamentos alinhados, conclui-se que a investigação da vida financeira dos candidatos a cargos e empregos públicos é irrelevante e ilegítima por parte do Poder Público, porquanto as respectivas informações dizem respeito à vida privada do indivíduo, afigurando-se, portanto, critério subjetivo de avaliação, enquanto a ordem pública reclama um comportamento objetivo por parte de cada membro da sociedade, isto é, sua conduta conforme as exigências inerentes à coletividade. Ninguém é pior que outrem por estar em débito junto a particulares, ressaltando, ainda, que grande parcela da nossa população enfrenta dificuldades financeiras, até mesmo em razão do abuso do poder econômico das grandes corporações, sendo fato notório que o próprio Estado assegura proteção àquelas, em detrimento dos direitos e garantias individuais elencados na Constituição Federal.

Perquirir acerca da vida privada quando somente é admissível a verificação da vida pública é nada menos do que garantir a desigualdade perante a lei.

 

Por Vitor Vilela Guglinski, in http://jus2.uol.com.br

Veja também: Concurso Público x Tatuagem

Anúncios

Arquivado em:Notícias, Utilidade Pública

387 Responses

  1. werkson da silva azeredo disse:

    ola, parabens pelo seu trabalho, estava com duvidas a respeito do asssunto e seu artigo foi bem exclarecedor, tenho o nome no spc e seresa( acho que se escreve assim) e estava querendo saber se teria alguma dificuldade para me matricular em uma universidade federal acredito que não em virtude dos fatos apresentados até então, caso tenha alguma informaçao adicional me passe um email por favor e desde ja fica o meu muito obrigado!

  2. Adriano disse:

    muito obrigado, passei para agente penitenciário, o questinário da investigação social-criminal é quase todo em função da minha vida financeira…, e também com perguntas sobre religião, mais absurdas do mundo….
    vou procurar a Defensoria Pública do Acre

  3. Luccas disse:

    Parabéns pelo seu trabalho e adorei seu comentário. Passei no concurso público para o cargo de Auxiliar Administrativo, e uma das etapas é a Investigação socio-criminal, mas não possuo nenhuma antecedente criminal nem juducial, o único fato é de meu nome está no SPC/SERASA. A ficha de investigação possuía 7 folhas das mais variadas perguntas, desde de religião até as contas bancárias que o candidato possuiu e até hoje possui.
    Se porventura eles não aceitarem, devo procurar o Poder Judiciário?

  4. daniel disse:

    Ola!!
    Fico feliz pelos eu post.
    Mas teria algum advogado que voce conhece aqui em bsb…que tem bons conhecimentos nessa arewa de concurso..pois estou prstes a ser nomeado e estou com o nome sujo…ai qualquer coisa já deixaria engatilhado para um MS…obrigado.

    • allan disse:

      gostaria de saber se mesmo com o nome sujo vc assumiu seu cargo público?

      • mamede disse:

        minha esposa passou no concurso do ibge terá uma entevista dia 80/01/2010 tem o nome no spc serasa na documentaçao não pedirão nenhuma certidão negativa de credito algo a impede de assumir o cargo de agente surpevisor o trabalho é temporário , grato desde já pela atenção dispensada .

  5. Fabio disse:

    parabéns pelas suas palavras pois estava angustiado por esta com o nome no spc, tentei negocia a dividá mas foi informado pela empresa que só poderia ser estiverse trabalhando, considero isso um abuso.

  6. gui disse:

    passou uma reportagem na tv q 1 candidato não assumiu o cargo por esta com nome no spc
    fiquei preocupado + você tirou minhas duvidas não consigo + paga tanto juros de bancos só contrai + tentando limpa o meu nome agora tem 1 q o juro cada dia q passa aumenta + o q faço
    responda por email por favor
    muito obrigado

  7. clecio disse:

    estou em duvida pq de uma reportagem do cara que teve que pagar a divida pra ser nomeado no concurso, entao eu posso fazer inscriçao pra um concurso e se passar e tiver ainda com meu nome no spc nao tem perigo de perder a nomeaçao

    • sieny disse:

      Ola! o nome estando no spc impede de asumir o cargo?,
      pois passei em um concurso publico. na de tecnica de enfermagem.
      Por favor me responda por e-mail o quanto antes.

      • janilson gomes da silva disse:

        oi tudo bem! passei em concurso publico em pernambuco para auxiliar de lavanderia,porem meu nome esta no spc/serasa e tambem 14 pessoas tiraram a mesma nota que a minha.a pergunta é a seguinte:qual seu parecer sobre estas duas problematica.agradeço a voce e muito obrigado.jailson -olinda-pernambuco.

  8. Cristina disse:

    Olá,adorei o artigo,porém tenho algumas duvidas ainda.Passei em um concurso publico,para o Estado de SP,para agente de organização.Estou com nome no SPC e Serasa.Isso impede de assumir o cargo?
    Por favor me responda por e-mail o quanto antes.Isso está me tirando o sono.

  9. Edilene Rios disse:

    Por favor tenho muito medo de perder o cargo público que passei´por meu nome estar no SPC. Estamos eu e meu marido desempregados e não temos condições de pagar nossas dívidas, a não ser que eu consiga um emprego. Por causa disso vou perder a vaga? Por favor me responda. Deus o abençõe. Edilene

  10. Adriano disse:

    Obrigado por Vossa Senhoria esclarecer esta dúvida. Pois, a reportagem exibida pela Rede Globo em 22/07/08, no Jornal Nacional, deixou todo e qualquer candidato que porventura passou no teste teórico em concurso público e está com o nome “sujo”, nos devidos órgãos de proteção ao crédito, como é o meu próprio caso, com dúvidas perante este critério adotado por escrito em muitos editais. A Rede Globo fez uma confusão sem tamanho ao informar que os cidadãos que estão com nomes restritos por dívidas não podem assumir cargos públicos em concurso!
    Obrigado mais uma vez.

  11. Jorge disse:

    Observei que todos os depoimentos são de pessoas com problemas financeiros e restritivos.Nessa ocasião faço uso das colocações dos companheiros.
    Favor informar:A desclassificação seria correta ou abusiva?

  12. Adriana disse:

    olá, passei em um concurso publico para professora de educação infantil, estou com meu nome no spc/serasa ,corro algum risco de nao poder assumir o cargo devido a isso?

  13. Angela disse:

    Olá fiquei muito feliz ao ler esse texto, ois considero absurdo alguem que se esforça para passar num concurso público, com o objetivo de ter concições de pagar suas dívidas e tirar seu nome do spc. Eu estou nessa situação, passei num concurso, porém esse concurso possui somente as etapas de provas e títulos. Gostaria de saber quais os riscos que corro de não ser chamada para o cargo devido a minha dívida, muito obrigada.

  14. Karla disse:

    Olá, seu artigo é muito bom. Porém, na prática a coisa não funciona assim, aliás, como quase tudo no Direito, a prática funciona diferente. Conheço histórias de pessoas que não assumiram cargos por estarem no SPC, pessoas que já haviam assumido e que depois de 3 meses foram exoneradas, pessoas com tatuagens que não assumiram por este motivo e por ai vai. O jeito é negociar as dívidas e adiar o tão sonhado sonho da tatuagem – fazê-la depois que já estiver empossado. Concusos para juízes e para promotores não admitem nome negativado e concursos a nivel federal tb nao. O que você pode me dizer a respeito disso? Medidas incostitucionais? Mesmo não estando no edital, as pessoas pode ser eliminadas? Direito teórico e Direito prático conseguirão ser coerentes algum dia? Agradeço sua resposta desde já.

    • Lina disse:

      Olá Karla, eu li seu comentário sobre o problema de não poder assumir o cargo público por estar com o nome negativado. Eu tbém tenho o nome no serasa, spc, títulos protestados, e quero muito prestar o concurso para a PRF, mas tenho medo da investigaçaõ social. Será que depois que a gente passa pela prova objetiva e redação e chegar a vez da investigação podemos entrar com um mandado de segurança? Ou o que dá pra fazer? Não tenho antecedentes criminais mas meu marido tem, será que isso é de caráter eliminatório? Se vc souber algo me responda por favor. Obrigada

      • Cazarotti disse:

        ola por seu marido ter não impedo vc, pois cabe o principio da indivialização da pena, vc não paga por ato de outrem, e e sim vc ode assumir sim o cargo com madado de segurança tomando posse e ganhando tempo paar adequar sua situação . grato

  15. Maciel disse:

    Olá! Concorro a uma vaga de agente penitenciário no Estado do Acre e já estamos na fase da Investigação social. Estou dentro das vagas mas o que me preocupa mesmo é um processo que tenho na Vara Civel da Justiça federal referente a empréstimo bancário junto a Caixa Economica federal. Tenho a intenção de negociar a dívida, mas isso só será possível após eu assumir o Cargo Público pretentdido. A minha dúvida é se esse processo poderá me prejudicar na Investigação social e criminal?

  16. Bom dia. A minha dúvida é: para o concurso para agente socioeducativo – SEDS, no item investigação social (item 9.5-f) está pedindo: certidão do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), expedida pela entidade competente nas Comarcas onde tenha residido nos últimos 5 (cinco) anos;
    Quais as consesquências dessa solicitação, se a pessoa estiver negativada jundo aos órgãos de proteção ao crédito?

  17. Renato disse:

    Bom dia!

    Fui classificado e convocado no concurso da Liquigás e já passei pela 1ª fase que é constituida por exames médicos. Porém, a 2ª fase consiste em um levantamento sociofuncional que está sendo feito através da Petrobrás e já perdura mais de 45 dias sem qualquer notícia por parte do RH daquela empresa. Tenho o nome incluido no SPC, Serasa e alguns litígios na área Cível por
    parte de Bancos. Acredito que por esses motivos, devem estar estudando o meu caso. Gostaria de saber se eu for reprovado nessa 2ª fase pelos motivos expostos, o que eu deveria fazer?? Entrar com Mandado de Segurança p/garantir a vaga?? Quais as minhas reais chances de sucesso via judicial??
    Vale ressaltar, que não tenho conseguido contrato formal na iniciativa privada por esses motivos. Como eu poderia liquidar tais débitos sem ter uma chance de ser efetivado em um emprego para posterior negociação???

    Desde já agradeço muito a ajuda

    • Francis disse:

      Oi Renato. Li um post que vc fez em 2008 a respeito do concurso público que passaste e sobre as açoes cíveis que tinhas. Por acaso conseguiste ser investido no cargo? Como se desenrolou sua siuação? Pergunto porque estou na mesma.

      Se puderes, responda em: fran_cabr@yahoo.com.br

      desde já agradeço.

    • Antonio Mello disse:

      Boa tarde amigo…Como ficou esta situação?
      Tenho um amigo na mesma!!!

    • tchuck disse:

      cara , estou atualmente em uma situação feito a sua, me manda um email ai me dis o que aconteceu… meu caso é petrobrás. da um toque ai, aivia minha duvida.. vc entrou ou não ? valeu
      gleidson_star@hotmail.com

  18. Ivanhoé disse:

    Bom dia drº,tudo bem?Li esta sua explicação mas sou um pouco leigo em direito,todos que pergunto falam que eu posso não ser chamado,pois passei no concurso da pm em pe e estou no spc/serasa,isto é verdade?Gostaria de uma explicção sobre isso e com o posso proceder se não me chamarem?

    agradeço sua atenção!

  19. juliana disse:

    parabens adorei a materia estou me candidatando a conselheira do conselho tutelar e estou com o nome no spc por descuido acho que isso nao me impede de ser conselheira nao é?

  20. rebeca disse:

    estou tentando uma vaga no bradesco e estou com meu nome no spc/serasa, isso pode me prejudicar na contratação? obrigado

  21. karla disse:

    Por favor,poderia responder-me?Minha irmã passou num concurso publico para o cadastro de reserva,e o nome dela esta no spc e serasa,por motivos de desemprego não conseguiu liquidar a divida ,isso a impede de assumir o cargo caso seja convocada?Agradeço muito se puder responder!
    Obrigada

  22. carol disse:

    tenho meu nome no spc e serasa e estou preste assumir cargo publico ( atraves de concurso) não tenho nem como negociar pois estou desempregada e essa divida prescreve no final de 2009. O que fazer?
    Obrigada

  23. Demiani disse:

    Gostaria que me respondesse pois li mais nao entendi…trabalho em um setor de cobrança e falando com um cliente este me respondeu que no momento estava impossibilitado de pgar a divida devido a eleição política (estava gastando muito) estava se candidatando a vereador. Para qualquer cargo seja prefeito ,vereador, senador …esses cargos não exigem q a pessoa tenha seu nome limpo?aguardo resp por e-mail se possivel.Obrigada!

  24. Isabel disse:

    Olá, estou desempregada desde janeiro e de lá para cá com 2 filhos para sustentar não teve como, meu nome está no cadastro de inadimplentes ( SERASA e SPC ). Fui chamada para uma entrevista na empresa Cless Cosméticos e qual foi minha surpresa, me deram um questionário para responder várias particularidades desde “Se meu nome estava inscrito no SPC” até “o valor da dívida ” e tb “se eu tinha como saldar”; em seguida conversei com a analista rh e ela informou que aquelas perguntas eram somente formais para empresa e não prejudicaria na seleção uma vez que é contra lei não admitir por este motivo. Pois é já se passou 1 mês e nem me ligaram para informar que não passei no processo seletivo. Não entendi até agora o motivo de todas essas perguntas ???? É LEI OU NÃO ??? No Brasil tudo acaba em pizza, estou com nome no SPC não consigo emprego para sustentar meus filhos e candidatos procurados pela justiça conseguem se eleger.

  25. rafael disse:

    obrigado!!!!!!!!

  26. Ribeiro disse:

    Eu ouvi falar q quem está com o nome na lista de devedores não pode entrar em concurso público, isto é verdade? e se estiver devendo para um orgão público o q acontece?

  27. Keylla Darc Andrade da Silva disse:

    Estou preste a fazer um concurso e estou sujo no SPC/SERASA. Posso fazer tranquila? Envie uma resposta para meu e-mail. Obrigada.

  28. Melo disse:

    ola! tudo bem? parabéns por este artigo. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Fiz um concurso para pm, passei na prova teórica tmb no físico, fiz o psico mas não recebi o resultado ,entretato,estou com o nome no spc serasa. Isso poderia me prejudicar no processo?
    Muito grato!

  29. Jonathan Sampaio disse:

    Boa tarde.
    Parabéns pelo esclarecimento, mas ficou apenas uma dúvida: Me inscrevi para o concurso público da`Policia Civil/SP, só que estou com dividas no CCF(cheques) que contrai quando tinha 16 anos de idade por impulso e pura irresponsabilidade. Hoje tenho 19 anos, sou casado e não tenha a minima condição d regularizar as pendências. Isso pode me implicar em concorrer á vaga? Posso ser impugnado? Aguardo resposta.
    Obrigado.

  30. rogerio juvita disse:

    passei no exame intelectual da pmerj,eles podem me reprovar no exame social e documental por eu estar com o nome no spc e serasa?no edital não vem especificando nada a respeito,mas já ouvi falar que tem que ter nome limpo e não tenho condições de limpar.
    obrigado espero respostas.

  31. FLÁVIA disse:

    Estou me preparando para concurso da Polícia Civil de Goiás, e como os outros casos tenho nome incluído no SPC e SERASA. Será que poderei ser eliminada na Investigacao social por esse motivo?
    Desde já muito obrigada e parabéns pelo brilhante artigo exposto. Espero respostas.

  32. ANA LICE SILVA COSTA disse:

    como faz perante a lei.pois estou empossibilitada de trabalhar ou colocar qual quer negocio,pois estou com o nome no spc e no serasa.tem um formulario,que prenchemos e enviamos para algum orgão,constando que estou impossibilitadar de trabalhar pois o meu nome esta no spc e serasa,para o juiz liberar e eu voltar a trabalhar, se tiver enviem para mim pois no momento não tenho neuma condições finaceira de pagar, pois estou impossibilitada de aranjar um emprego.

  33. viviane braga disse:

    Olá querido …
    Parabéns pelo trabalho foi de grande valia não so pra mim como muitos q/ encontram se na mesma situação . Acabo de passar no concurso e tinha muitas dúvidas a esse respeito.

  34. Rodrigo disse:

    Passei em um concurso público da PM de Pernambuco,mais estou com o nome no spc e serasa,havérá problema em minha nomeação?Obrigado desde já.

  35. Rodrigo Coelho disse:

    Pretendo faser um concurso publico, mas meu nome está no serasa e spc haverá problema se eu passar.

  36. Joyce disse:

    Gostaria muito de prestar um concurso, estou com o nome sujo, o que faço, isso me impede de assumir se acaso vier passar ?
    me responda obrigadaa

  37. william disse:

    eu passei no concurso da pmerj e estou com restrições no spc e no serasa devido eu estar desempregado eles podemde eliminar por causa disso me responda por favor abraços.

  38. antonio andre disse:

    Amigos eu irei prestar um concurso publico no ano que vem, mas estou com nome sujo no cerasa,spc alem de problemas judicias e trabalhistas de uma antiga empresa que eu tinha que faliu. caso eu passe no concurso, sera que eu corro o risco de nao assumir?
    obrigado

  39. Elisabete disse:

    Estou com o meu nome no SPC e SERASA devidos a emprestar alguns cheques a familiares, um está no protesto e o outro ajuizou uma ação de cobrança. Posso fazer concurso público e ser nomeada cada seja aprovada.

  40. Claudia disse:

    Quero tentar um concurso publico, porém tenho meu nome SPC, Pergunto se passar vou ser eliminada por conta disso? ou vou ter chance de pedir emprestado á alguém para resolver.

    Agradeço se puder responder.

  41. ALAN AMIR disse:

    ESTOU PARA FAZER O CONCURSO PUBLICO PARA A PM DA BAHIA MAIS ESTOU COM O NOME NO SPC E SERASA TEM ALGUM PROBLEMA? DESDE JA OBRIGADO. FAVOR RESPONDA PARA O MEU EMAIL.

  42. antonio oliveira disse:

    parabens pelo conhecimento.me tire uma duvida por fvor tive comercio e fali tive muitos cheques devolvidos e alguns titulos em cartorio em 2002 alguns prescreveram ao completar cinco anos outros foram reapresentados recentemente um amigo me disse que divida de banco nao prescreve;tenho tambem divida no detran de sao paulo (ipva) a duvida é se for aprovado em concurso publico estdual em sao paulo posso ser barrado por isso obriga pela atençao

  43. Luiz carlos disse:

    Caro Vitor!!

    As suas explicações baseadas na constituição da Republica Federativa do Brasil tem sido de grande valia, tendo em vista que muitas pessoas “assim como eu” eram desinformados a respeito do assunto, quero aqui deixar a minha gratidão e o muito obrigado por tirar tantas dúvidas, valeu!!!!!

  44. Juliana Joice disse:

    Primeiramente quero pretar-lhes meus parabens por esse artigo! E dizer que minhas duvidas sao bem semelhantes as das pessoas acimas, mas como não vejo resposta para essas idagações, queria por favor, que você me respondesse por e-mail se tem chance de eu não assumir cargo de concurso publco por estar no SPC/SERASA, pois ouvir dizer que não pode. Me esclareça isso porque ja estou perdendo o sono!!!

    Desde ja agradeço a compreensão!!

    Obrigada!

  45. Eliane disse:

    Tenho o meu nome no SPC,SERASA e título protestado.Poderei fazer concurso publico para o magistério > E alguns cheques sem fundos.Quero obter minha sgunda matrícula no município do RJ

  46. passei no tj, mais estou com nome no spc corro risco de não ingrssar no cargo. obrigado aguardo respostas

  47. cristiane pereira disse:

    olá, tenho nome juridico sujo, posso exercer um concurso publico?

  48. helio disse:

    ola
    estou preste a prestar um concurso mas tenho nome juridico sujo,posso tomar posse do cargo caso venho a passar?

  49. Eliane disse:

    Oi, a minha pergunta é a mesma de tds
    posso ou não ocupar o meu cargo se eu passar
    no concurso??
    obrigada pela atenção, aguardo resposta.

  50. Alison Manoel disse:

    Oi, a minha pergunta é a mesma de tds
    posso ou não ocupar o meu cargo se eu passar
    no concurso??
    obrigada pela atenção, aguardo resposta.

  51. josiel farias disse:

    quero lhe dar parabéns, pela matéria e como os outros colegas a minha dúvida gira em torno de ser impedido de assumi o cargo de policial militar, se tiver nome no sps e serasa, por favor me mande resposta por email, o mais breve possivel, pois não consigo dormi direito.

    Desde de já lhe agradeço

  52. jerlanne w. disse:

    oiii,eu estou querendo me inscrever no concurso publico da policia militar…mas tenho meu nome sujo.quero trabalhar para poder pagar o que devo.
    por favor mme envie uma resposta dizendo se posso ou nao participar e se eu passar vou poder entrar?
    muito obrigada….

  53. Ana Lucia disse:

    Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber o seguinte: Passei para Fiscal Estadual – Auditor mas tenho uma divida num banco privado com juros absurdos, impossivel de pagar apesar de ja ser func. publica estadual. Se nomeada e isto atrapalhar como posso agir? Muito obrigada.

  54. iara disse:

    Olá,adorei o texto,sou acadêmica do Curso de Direito e tenho várias dúvidas a respeito do tema,pretendo fazer um concurso no começo do ano mais tenho medo de não ser chamada por meu nome está no SPC por favor me ajude a ter certeza de que isso não é verdade>…responda…OBG

  55. Pablo disse:

    Nome sujo ? saia do sufoco financie suas dividas e ganhe ate 60% de desconto Financeira Real ligue 64 92166466

  56. Nara disse:

    Oi,tenho nome no spc/serasa isso atrapalha.
    Aguardo resposta.
    Obrigado!!!!!!!!

  57. Nara disse:

    Nome sujo atrapalha?

  58. Pablo disse:

    Nome sujo ? Saia do sufoco financie suas dividas e ganhe ate 60% de descontos Financeiras Real ligue ( 64 ) 92166466 ou por email facilimpar@hotmail.com

  59. emerson disse:

    em primeiro lugar gostei muito das explicações que foram dadas a respeito do assunto em questão, entretanto deixo aqui um pequeno comentario a meu respeito e em seguida uma pergunta.Fiz um concurso para agente socioeducativo de minas gerais e passei dentro das vagas oferecidas , pórem estou com meu nome no spc e serasa e a próxima fase do concurso e a de investigação social e existe um item no edital (9.5-f ) esta pedindo uma certidão de serviço de proteção ao credito( spc / serasa ) sendo assim eu não vou conseguir está certidão gostaria de saber o que fazer nesta situação lembrando que estou desempregado e no momento não tenho condições de negociar minhas dividas.

  60. Taciana disse:

    Estou no spc já faz um tempo, faço faculdade e desejo no próximo ano fazer um concurso público para professora estadual, se eu for aprovada eu posso exercer meu cargo ou não por estar no spc e serasa? Por favor me responda por e-mail.
    Muito obrigada pela atenção!

  61. Maria da conceição Genuino Barbosa disse:

    Olá! Acabei de passar num concurso público estadual. com uma excelente nota. Estou sendo convocada para a prova de titulos.Mas estou morrendo de medo de ser desclassificada por esta devendo na Caixa Economica.Esse emprego é uma luz no fim do túnel pra poder saldar essa divida se Deus quizer. Caso aconteça o pior que devo fazer?
    por favor me manda uma resposta.

  62. maicon disse:

    olá! passei num concurso para um prefeitura. o meu nome tá no spc seraza, há possibilidade de eu pedê o cargo?? por favor me der uma respota

  63. lourds disse:

    por amor de DEus me responde..meu esposo ta com nome no spc ,entrou essa semana ele passou no concurso da Pm ,passou em todas as etapas mas falta a envestigação social a unica coisa ki ele tem é o nome no spc,o resto é tudo certo…sera ki ele não vai poder exercer o cargo?me responde por favor….obg!

  64. Leonard disse:

    Olá, passei no concurso da prefeitura de Olinda-PE, mas o meu nome está incluído nos órgãos de proteção ao crédito: (SPC e SERASA), isso impossibilita que eu seja efetivado?

  65. anderson disse:

    oi! estou querendo fazer um concurso para policia militar de sp e estou com o nome sujo no spc e serasa, a alguma restricão nesse caso?
    e até que idade posso me tornar um policial militar de sp.

  66. Pabla disse:

    Olá, passei no concurso do TJDFT , mas o meu nome está incluído nos órgãos de proteção ao crédito: (SPC e SERASA),tb estou devendo o banco santander, isso impossibilita que eu seja efetivado?

    desde já obrigada…

  67. rafael disse:

    bom passei no concurso da policia militar e passei por 2 fases a escrita ea fisica mais na investigação social eles não aceitarão pelo motivo do meu nome esta sujo eles podem me reprova por esse motivo
    gostaria de saber

  68. Victor disse:

    O que fazer caso eu seja eliminado do concurso devido restrições no SPC/SERASA? Aguardo resposta por email… obrigado… e parabéns pelo artigo!

  69. Dayane Siqueira disse:

    Ola, pretendo prestar concurso para policia militar de meu estado, esse ano, meu nome encontra-se com registro no spc/serasa, devido ao fato de ter ficado desempregada a mais de três anos e não conseguir me organizar para quitar minhas dividas. Gostaria de saber se implicaria na seleção para o cargo. Por favor desde já agradeço a atenção.

  70. Gostei muito do esclarecimento, porém ainda tenho uma dúvida. Para Seleção Pública da Liquigás, o nome deve estar limpo do Aprovado e de sua Conjuge? E os exames de saúde são para eliminação?. Favor enviar resposta para o email:cofigueiredo@hotmail.com.

  71. Almir da silva Mendes disse:

    Oi gostaria de saber se vai ter problema pro meu irmão fazer a matricula na Universidade Estadual do Piaui onde passou pq o nome dele esta no spc/serasa. Obg pela atenção.

  72. Maicon disse:

    Gostaria de saber como fazer valer esse tema aqui discutido. Primeiramente a justiça ou o órgão responsável pelo concurso?
    Desde já lhe agradeço!
    A propósito,ótimo post.

  73. fernanda disse:

    gostaria d saber se eu posso perder minha vaga pq estou com restriçãõ,passei num concurso pulblico.

  74. cris disse:

    GOSTARIA DE SABER SE AO PRESTAR A SEGUNDA FASE DA OAB,POSSO REPROVAR POR O MEU NOME ESTAR NO SERASA?
    MUITO GRATA!
    ATENCIOSAMENTE CRISTIANE

  75. Wladislau Barros disse:

    Afinal a pessoa pode ou não assumir o cargo por esta com restrição no nome (SPC_SERASA)?

    Se não assumir o cargo a pessoa vai morrer devendo, pois nenhum mercado de trabalho esta aceitando as pessoas com restrição.

    O concurso é a solução.
    Se possível quero ficar por dentro, pois sou concursando também.

  76. adeilton disse:

    ola bomdia gostaria de saber qual é a lei que proibe um candidato de assumir um tal cargo na iniciativa bublica por esta com o nome em spc e serasa , e porque cada vez mais esta ficando comum isso acontecer aqui no brasil pois se a pessoa esta com o nome sujo é que no minimo não tem condições de pagar o que deve,
    e porque que governo não acaba com essa patifaria desneceçaria , e esse problema tambem esta alastando o serviço privado que segue o mesmo destino inutil desse problema.

  77. adeilton disse:

    nesse pais tudo acontece aqui é a casa da dona joana um simplis pobre trabalhador que as vezes deixa ate de comprar algo para comer para prestar um concurso publico , e o pior dessa patifaria toda é que apois vc pagar tudo que eles querem que é o dinheiro eles vem falar para o tal candidato que ele não pode assumir o cargo porque esta com o nome negativado no spc ou serasa e porque eles ja não coloca esse problema no proprio edital que so asim a pessoa que se encontra nessas condições não venha perder seu tempo com o concurso publico e sim correr atras de quem ele deve , esses orgão publicos são muitos espertos para cobrar taxa disso aqui e ali mas ajudar as pessoas eles nem querem saber desse problema esse pais precisa mudar muitas coisas por aqui .

  78. João Baptista Bomfim disse:

    Boa Tarde, foi muito oportuno esse artigo, mais não ficou claro se posso ou não assumir o cargo no fucionalismo público, via concurso, e se entrando com recurso na justiça é possível garantir a vaga. Por favor, me responda via e-mail. Obrigado pela atenção e pelo serviço de informação tão importante!

  79. Jozelita Moura dos Santos disse:

    Primeiramente quero pretar-lhes meus parabens por esse artigo! E dizer que minhas duvidas sao bem semelhantes as das pessoas acimas, mas como não vejo resposta para essas idagações, queria por favor, que você me respondesse por e-mail se tem chance de eu não assumir cargo de concurso publco por estar no SPC/SERASA, pois ouvir dizer que não pode. Me esclareça isso porque ja estou perdendo o sono!

  80. Jozelita Moura dos Santos disse:

    Primeiramente quero pretar-lhes meus parabens por esse artigo! E dizer que minhas duvidas sao bem semelhantes as das pessoas acimas, mas como não vejo resposta para essas idagações, queria por favor, que você me respondesse por e-mail se tem chance de eu não assumir cargo de concurso publico por estar no SPC/SERASA, pois ouvir dizer que não pode. Me esclareça isso porque ja estou perdendo o sono!

    meu e-mail: jozelita.m.s@hotmail.com

    responda-me por favor

  81. Suelen França disse:

    Ola gostaria de saber, se posso prestar concurso publico com o meu nome no spc e serasa.E se eu passar posso ser impedida de exercer o cargo?
    Grata

  82. BRUNO JORDÃO disse:

    AINDA ASSIM CONTINUO COM DÚVIDAS,POIS A RESPOSTA FOI MT TÉCNICA,DIGA POR FAVOR,POSSO ME CANDIDATAR A CONSELHEIRO TUTELAR E AINDA PRETAR COMCURSO PÚBLICOMTENHO NOME SUJO NO SPC E SERASA,E NAUM TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR POR ESTAR DESEMPREGADO…AGRADEÇO DESDE JÁ…

  83. Suelen França disse:

    Ola queria q me enviasse a imha resposta no meu e-mail .Grata
    sulen-3af@hotmail.com

  84. Ana Maria disse:

    Olá!!!
    Obrigado pelas respostas, estava em duvida em relação ao nome SPC, pois participarei do concurso agora domingo 01/03/2009 e estava com essa duvida. Mais se tiver algo a acrescentar eu agradeço de coração.

    Ana Maria

  85. Suelem Franca disse:

    Ola queria q me enviasse a imha resposta no meu e-mail .Grata
    sulen-3af@hotmail.com

  86. Suelem Franca disse:

    Nome sujo ? Saia do sufoco financie suas dividas e ganhe ate 60% de descontos Financeiras Real ligue ( 64 ) 92166466 ou por email facilimpar@hotmail.com

  87. Suelem Franca disse:

    oi! estou querendo fazer um concurso para policia militar de sp e estou com o nome sujo no spc e serasa, a alguma restricão nesse caso?
    e até que idade posso me tornar um policial militar de sp.

  88. Suelem Franca disse:

    muito obrigado, passei para agente penitenciário, o questinário da investigação social-criminal é quase todo em função da minha vida financeira…, e também com perguntas sobre religião, mais absurdas do mundo….
    vou procurar a Defensoria Pública do Acre

  89. Romulo disse:

    estou prestes a fazer um concurso mas meu nome está no spc se conseguir a vaga isso pode me atrapalhar e se acontecer o que devo fazer?Grato

  90. pricila disse:

    tenho meu nome incluído no SPC SERASA e tbm tenho um loja em meu nome e tbm estou com meu nome pessoa jurídica sujo,gostaria de saber se posso assumir um cargo em um concurso público mesmo nestas condições????????resposta por e-mail por favor
    desde já agradeço.

  91. RUTH disse:

    queria pedir uma urgencia em tirar o meu nome do spc serasa pois dependo disso para assumir um emprego amanha, se possivel me de um retorno, aguarde ansiosa para uma resposta no meu email, pois confio na capacidade e organização do trabalho de voçes obrigado pelo otimo atendimento. BOA NOITE.

  92. ruth disse:

    hoje quitei minhas dividas, queria pedir por gentileza que retirassem meu nome do spc serasa o mais rapido possivel pois preciso assumir um emprego e issopode me prejudicar, diante mão agradeco e confio na capacidade e organização de voçes…

  93. sandra disse:

    tenho meu nome incluido no spc/serasa, e passei no concurso para agente de organizacao escolar de SP, gostaria de saber se poderei tomar posse.
    grata

  94. Luciana disse:

    Boa noite,

    parabéns pelo blog. Bom, o Sr poderia me tirar uma dúvida referente à de muitos, se é possível ser chamada caso venha a passar num concurso público estando inadiplente?

    Grata,
    Luciana

  95. Cléber disse:

    Olá. São muitas perguntas parecidas. Eu pergunto se SERASA reprova em investivação social de Polícia Civil.

  96. Juliana disse:

    Olá Vitor.
    Seu texto é bastante esclarecedor, mas ainda restam dúvidas.
    Assim como os demais, também já ouvi relatos de que alguém precisou pagar a dívida para assumir determinado cargo.
    Gostaria muito de fazer concurso público para Geologia (minha área de formação), para o DNPM, mas tenho receio de não poder assumir o cargo, uma vez que estou com nome “sujo” no SPC e SERASA. De fato, alguém pode ser privado de assumir um cargo caso seu nome esteja no SPC e SERASA?
    Grata desde já.

  97. Aparecida disse:

    se eu fizer um concurso publico e passar posso assumir meu cargo estando com o nome no spc?

  98. Ana disse:

    Olá. a minha dúvida não é diferente. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC, causa ou não impedimento para o ingresso na Policia Civil do DF?
    Obrigada.

  99. Ana disse:

    Olá. a minha dúvida não é diferente. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC, causa ou não impedimento para o ingresso na Policia Civil do DF?
    Obrigada.

  100. Ana disse:

    Olá. a minha dúvida não é diferente. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC, causa ou não impedimento para o ingresso na Policia Civil do DF?
    Obrigada.

  101. Ana disse:

    Olá. a minha dúvida não é diferente. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC, por conta de um financiamento de carro, cujo causa está subjudice, causa ou não impedimento para o ingresso na Policia Civil do DF?
    Obrigada.

  102. leandro disse:

    porra vao pagar suas contas seus inadimplentes!!!!!!!!!!!!!!!!!
    valeu vo passa eu pago minhas contas

  103. renaldie disse:

    olá, passei em um concurso para PM do meu estado e uma das exigências é está quites com o spc e serasa, porém tenho restrições junto ao orgão. o que devo fazer???

  104. oi boa tarde olha eu pode passa aqui em um concuso publico aqui no meu estado minas gerais o concuso e do corpo de bomneiros e gostaria de saber se poderia perde o cargo pois estou com o meu nome no spc e serasa
    vou se chamado semana que vem por favor me responde ai por email ate mais muito obrigado pela a oportunidade ate mais

    samuel martins

  105. wellington disse:

    posso fazer um concurso publico com o nome no spc e serasa????/

  106. Janice Magalhães de Oliveira disse:

    Olá boa tarde. Meu caso é o seguinte estou sendo executada judicialmente por falta de pagamento de crédito educativo estadual. E vou tomar posse daqui a 1 dia no meu novo cargo. é impeditivo para que tome posse eu estar sendo executada judicialmente? Aguardo o retorno o mai breve possível.

  107. Edson Finotti disse:

    Excelente pesquisa, muito obrigado pelo esclarecimento.

  108. jaqueline moura disse:

    olá , bom dia , estou com o nome protestado em cartorio , a loja faliu e não consegui mais pagar a divida desde do ano de 2003, vou prestar concurso para agente penitenciario , sera que tenho chances de entrar? meu nome conta em processo no cartório, aguando uma resposta anciosa.
    att- jaqueline

  109. Laura disse:

    Oi,
    Estou prestes a fazer um concurso público( Banco do Brasil) no segundo semestre desse ano. Meu nome está no SPC, SERASA e ainda no CCF( Cheques s/fundos). Estou me organizando para quitar essas dívidas, mas tenho medo de não dá tempo até a realização do concurso. Caso eu seja classificada, tem alguma possibilidade de não ser convocada devido a isso? Lembrando que meu nome está sujo no BACEN e o concurso é bancário. Me responda, por favor!

  110. Hanny Michelle disse:

    Olá, fiquei muito feliz com a resposta, era o que mais ou menos já esperava… Pois meu nome está no SPC E SERASA, Li e reli várias vezes o edital para saber, se específicasse se era contráditório a posse, porque se trata de um concurso do Ministério da fazenda, e um advogado me informou que se não estiver específico em edital, não teria nenhum problema. Isso é realmente verdade? Já que a única fase do concurso público, de se saber o fato do nome estar ou não sujo, é a fase de investigação socio-criminal pela a qual nunca fiz… Espero sua resposta, em quanto estudo muito para passar no concuro. Obrigado!!!

  111. dayane martins disse:

    Parabéns por seu trabalho, tinha muitas dúvidas em relação ao meu nome constar no SPC SERASA, vou tentar concurso esse ano, e estava com medo de não poder assumir o cargo(caso eu passe), por conta disso. Pelo que eu entendi, posso ficar tranquila, e caso seje negado tal acesso, posso procurar meus direitos. é isso?
    desde já agradeço sua resposta.
    aguardo em meu email.

  112. nelson oliveira campinho disse:

    boa noite,fiquei contente em ler suas orientaçoes e esclarecimenos sobre este assunto,pois fiz concurso para o cargo de agente socio-educativo e estou ancioso quanto a etapa de investigaçao social que ja acontece, pois tenho restriçoes spc/serasa e certidao vara civel está positiva, devido a um envolvimento em acidente de transito em 1991 por favor, o que devo fazer?

  113. pedro smithy sena ferreira disse:

    oi, eu tenho uma enorme duvida! passei no concurso do corpo de bombeiros, meu nome esta no CCf e no Cartorio de Protesto; ainda nao fui convocado para o TAF ( teste de avaliaçao fisico), tenho medo de ser negado, e nao proseguir com com o concurso. O que devo fazer antes da convocaçao para o TAF? respode por email ai por favor! desde ja muito grato

  114. daniele disse:

    gostaria de saber se é possivel fazer concursos publicos e militares com o nome no spc

  115. Jorge disse:

    Ao tempo em que solicito autorização para publicar parte deste seu trabalho no blog semgastura, parabenizo pela iniciativa de tornar público essa dúvida que aflige muitos “concurseiros”.

    Mas uma dúvida, porém, ainda persiste; o poder público, no uso da documentação entregue (principalmente o CPF) pode pesquisar e chegar a conclusão de que existe registro no SPC/SERASA e assim eliminar o candidato.

  116. lilian priscila disse:

    parabéns pelo artigo era isso mesmo que eu queria
    saber,seu texto foi bem esclarecedor quanto a questão de nome sujo na praça não impedir posse em cargo no serviço público através de aprovação em concurso.porém pode existir casos de impedimento? é verdade que concursos federais não permite aposse quando observa essas restrições de crédito? porfavor se puder me responda!
    grata!!

  117. thiago almeida disse:

    parabens pela artigo postado tirou algumas duvidas… mas queria saber realmente se poderei pestrar concurso público pois estou com restricao com SERASA E SPC..

  118. mlp disse:

    Oi..
    Tenho o conhecimento de que um canditado aprovado em concurso público fica impedido de assumir o cargo, se seu nome constar no SPC E SERASA. Mas, gostaria de saber se esse candidato no passado já teve o nome nesses órgãos, e na data em que é aprovado não possui mais, fica impedido de assumir o cargo?

  119. murilo disse:

    ola tudo bem
    passei no concurso puplico da pm -sp 2009
    mais estou um pouco preocupado meu nome está no spc/serasa, o que eu devo fazer para poder assumir meu cargo , devo me preucupar
    devo tentar fazer uma negociação junto as empresas que tenho dividas ,,,,,,,,,,por favor
    gostaria de informaçoes , desde já agradeço
    meu email é murtof@hotmail.com

  120. bruno silva disse:

    tenho o nomme sujo no spc , posso fgazer o concurso da pm ,caso eu pase ten auguma restroção sobre isso , , ou não ten nada ver ,, desde já agradesso ?

  121. Camila Moreira disse:

    Bom dia… Passei no concurso para agente de organização escolar, fiz a escolha de vagas e estou esperando sair a nomeação para tomar posse. Entretanto, tenho o nome no Serasa. Isso me impedirá de ser nomeada e tomar posse realmente? O pior é que a dívida é por um cheque que já foi pago junto ao credor, mas infelizmente não foi apresentado ao banco para dar baixa.

    Gostaria que me enviasse uma resposta o mais breve possível através de meu e-mail, uma vez que a nomeação ocorrerá por esses dias e gostaria de estar preparada.

  122. rafaela disse:

    meu caso é igual a esse! so muda o cargo…

    Bom dia… Passei no concurso para agente de organização escolar, fiz a escolha de vagas e estou esperando sair a nomeação para tomar posse. Entretanto, tenho o nome no Serasa. Isso me impedirá de ser nomeada e tomar posse realmente? O pior é que a dívida é por um cheque que já foi pago junto ao credor, mas infelizmente não foi apresentado ao banco para dar baixa.

    Gostaria que me enviasse uma resposta o mais breve possível através de meu e-mail, uma vez que a nomeação ocorrerá por esses dias e gostaria de estar preparada.

  123. letielle disse:

    ola, gostaria de saber se terei alguma restrição ou impedimento em ser admitida na OAB sp já que tenho o nome no SPC e SERASA. OBRIGADA ME mande resposta por e-mail o mais breve possivel….

  124. jack disse:

    Eu tô com o nome no cadastro de cheque sem fundo (CCF), emprestei 2 cheques e até hoje não pagaram, isso atrapalha o ingresso na carreira pública??? Passei em 1 concurso e estou esperando ser chamada, será que isso pode me trazer problemas? Agaurdo resposta no email, obrigada.

  125. elmer disse:

    ótima matéria, parabens!

  126. Paulo Sérgio disse:

    parabéns, pelo seu trabalho, quero dizer que minhas duvidas sao bem semelhantes as das pessoas acimas, mas como não vejo a resposta para as mesmas, queria por favor, que você me respondesse por e-mail se tem chance de eu não assumir cargo de concurso público por estar no SPC/SERASA, ou algum processo por não quitação de dívidas pois ouvir dizer que não pode. mas, por outro lado, como vou liquidar essas dívidas se o próprio poder público não ajuda. Me esclareça isso porque ja estou perdendo o meu sono.

  127. Geraldo disse:

    Bastante pertinente as informações prestadas, muito obrigado e parabéns pelo trabalho.
    Geraldo.

  128. MARIA disse:

    Olá, muito esclarecedora e útil a sua pesquisa e fundamentação sobre o tema. Emprestei o meu nome e ele foi protestado. Será que os avaliadores da Banca fazem uma entrevista com o candidato para saber o porquê da restrição, dando a oportunidade de o candidato se defender e eles deferirem a posse no concurso?
    Desde já agradeço.

  129. aline moraes disse:

    ola, gostaria que se possivel o senhor me informasse que medidas devo tomar se caso eu nao for chamada para o cargo na prefeitura da minha cidade..posso entrar com um processo junto ao ministerio publico..??? esse concurso foi realizado ja faz 3 anos e meio…ja esta na segunda prorrogacao e termina o prazo em dezembro..quais medidas devo tomar..agradeço desde ja se o senhor puder me responder pelo email.

  130. Diego disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, estou prestes a assumir um cargo público e isso sempre foi um dúvida não só minha, mas de mtos candidatos que prestaram o mesmo concurso… Excelente trabalho!!

  131. adilson luciano lopes disse:

    Bom dia! minha dúvida não é diferente. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC, por conta de um financiamento no banco, cujo causa está no SERASA.
    Quais as minhas defesas, se eu passar em um concurso publico e eles não aceitar, em caso nome sujo, quais os meus dirietos.
    Obrigado.

  132. eduardo disse:

    olá, gostaria de saber se o meu nome estiver no spc e serasa posso ser impedido de assumir o meu cargo, mas devo dizer que eles não pediram essa informação e já vou tomar posse daqui a 3 dias espero resposta por email. Obrigado.

  133. vanessa disse:

    Boa Tarde !. O fato de está com o nome negativo na Serasa e SPC,
    Quais as minhas defesas, se eu passar em um concurso publico e eles não aceitar, em caso nome sujo, quais os meus dirietos?
    São todos os concursos públicos que não aceitam a pessoa estar com o nome com restrição?
    Obrigado.

  134. Bia disse:

    Por conta de um financiamento junto ao Banco do Brasil, e por ter ficado sem condições de pagar esse financiamento, corro o risco de passar em um concurso público e não poder assumir o cargo? Gostaria de obter esclarecimentos sobre esse assunto através de e-mail.
    Obrigada!

  135. Doralice disse:

    Parabens pela matéria!!

    Estou com nome sujo rescentemente e era a minha dúvida qnto a concursos..esta foi bem esclarecida.. Gostaria de saber se agencias de emprego ou mesmo empresas privadas podem fazer pesquisas junto ao SPC e Serasa e descartar o candidado a vaga de emprego sem nem mesmo ele saber a causa?
    Estou desempregada a 8 meses e tenho enviadao curriculo a várias empresas, portanto não tenho recebido nem respostas sobre as vagas concorridas, será isso um impedimento?
    Obrigada

  136. Doralice disse:

    Gostaria de saber também se Instituição de Ensino particular pode recusar receber aluno por transferencia externa se o mesmo tiver o nome incluido no SPC e Serasa?

    Obrigada

  137. Luciano disse:

    Em concursos para a área policial, como: PF, PRF, etc., estar com restrição no SPC e Serasa impede a posse do candidato aprovado?

    Existe alguma informação sobre tal assunto expresso em Lei?

    Grato!

  138. HUDSON disse:

    OLA, BOM DIA!

    Adorei o conteúdo da matéria, no entanto algo específico me veio a mente, caso eu passe no concurso que estou prestando mesmo com meu cpf apresentando restrições, devo me garantir antecipadamente com um mandado de segurança, ou devo aguardar minha exclusão? Outra situação é a seguinte: Se é inconstitucional este ato, por que os organizadores do concurso continuam apresentando este como sendo critério para admissão?
    Obrigado!

  139. Lisa disse:

    Não tem como as respostas de cada pergunta estar abaixo delas?
    Varias perguntas me ajudaria nas minhas dúvidas , mas todos pedem pra mandar pro email deles.
    obrigada

  140. Tom disse:

    Irei fazer PF e estou negativado no Serasa e SPC, sobre a investigação social eles podem me eliminar por ter estas restrições e se caso eu passar Dr. eles podem me impedir de tomar posse? Obrigado. Peço que me responda no meu email.

  141. Daniel Ortiz disse:

    Muito obrigado por tal resposta que, tenho certeza, muitos necessitavam.
    Eu também imaginava que não era ético nem juridicamente correto eliminar um candidato de um certame por ele estar com o nome sujo na praça.
    Afinal de contas, o fato de ter o nome sujo na praça não é relevante no que se refere a aptdão do candidato para desenvolver as funções do cargo.
    Além disso, penso eu, que de qualquer maneira, é anti-ético e anti-democrático este tipo de eliminação visto que isso não diminui e nem tira o mérito do esforço do candidato em estudar para conseguir aprovação em um concurso público.

    Por conta de uma fatalidade estou com o nome sujo há uns 2 anos, e correndo atrás para limpá-lo, e tinha esta dúvida me torturando a cabeça, mesmo tendo quase certeza de que caso passasse em um concurso e fosse impedido de tomar posse no cargo, poderia entrar com um recurso apontando os ítens supracitados.

    Novamente, muito obrigado pelas informações

  142. Caros leitores,

    Foi por acaso que descobri esse texto de minha autoria publicado neste respeitável blog, pelo que agradeço penhoradamente ao Dr. Aldo pelo prestígio em relação ao meu trabalho.

    Caso queiram enviar suas dúvidas via e-mail, meu endereço é vitorgug@yahoo.com.br

    Abraços a todos.

  143. etiene disse:

    estou querendo prestar concurso para o ines(instituto nacional de educação de surdos.estou com restrições devido dívida no cheque especial.isto impede na hora da posse? pois o edital fala sobre estar quite com as obrigações CIVIS e militares.

  144. bruno disse:

    Olá fiquei feliz por essa matéria,queria saber realmente se posso concorrer a concurso púlicos com meu nome restrito noi spc e serasa,se aprovado poderei assumi-lo por favor me responda atencipadamente agradeço a atenção….

  145. Pessoal, o texto é bem claro; prestem atenção. Qualquer coisa que eu responder a vocês será mera repetição do que já foi escrito.

    Abraços a todos!

    Vitor Guglinski

  146. wanessa disse:

    olá Dr.! sou wanessa sua amiga de trabalho, do escritório de Dr. Domingos Galvão aqui em Jaboatão. Bem estava dando uma olhadinha aqui no seu blog e achei super interessante, e fiquei supresa com a quantidade de pessoas comentando e tirando dúvidas;.. excelente!

    bem, grande abraço e até a próxima.

  147. aldoadv disse:

    Peço desculpas por não está respondendo como deveria as dúvidas de todos, mas meu tempo está muito curto por conta das DIVERSAS atividades que desenvolvo !

    Estou adquirindo mais conhecimento de informática na web e, o mais breve possível, estarei melhor administrando este blog !

    Deus abençoe a todos.

    aldoadv3@gmail.com

  148. Marcello disse:

    Gostaria de saber se há exceções? Por exemplo, concursos para escrivão, agente, investigador da polícia federal…
    Tratam-se de cargos federais nos quais existe involvimento com segurança, investigação e acesso à informações e etc etc etc.
    Aproveitando, todos falaram de nome “sujo” nos órgão de proteção ao CREDITO.
    E quanto aos protestos em cartório? As informações são públicas. Isso é fator impedidtivo ?

  149. WALLACE disse:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE A MESMA PERGUNTA ACIMA! E DESDE JA, DEDICO A TI MEUS PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO FEITO ACIMA.

    REPLICA DO QUESTIONAMENTO:

    Gostaria de saber se há exceções? Por exemplo, concursos para escrivão, agente, investigador da polícia federal…
    Tratam-se de cargos federais nos quais existe involvimento com segurança, investigação e acesso à informações e etc etc etc.
    Aproveitando, todos falaram de nome “sujo” nos órgão de proteção ao CREDITO.
    E quanto aos protestos em cartório? As informações são públicas. Isso é fator impedidtivo ?

  150. Valéria disse:

    Bom dia Dr. Aldo Corrêa de Lima

    Primeiramente parabenizando-o pelo blog, com isso vai tira dúvida de muitos que precisa de esclarecimento.
    O Dr. poderia me tirar uma dúvida referente à de muitos, se é possível ser chamada caso venha a passar num processo seletivo da prefeitura?
    pois estou com nome “sujo” no SPC em 1 (uma) loja só, de resto está tudo certo, estando com essa divida, será impedida de exercer o cargo caso venha passa?
    Fui na loja negociar a divida, mas foi informado que só vai tira o nome do SPC depois que eu quitar a divida, como não estou trabalhando a loja não poderá tira meu nome do SPC, mesmo pagando uma parcela do cârne, acho isso um absurdo, estou sem condiçôes de quita-la ao todo, mas estou pagando as parcelas que me foi fornecido, se eu estivesse trabalhando poderia está quitando sem problema.

    Por favor me responda o quanto antes. Isso está me deixando angustiada

    Desde grata,

  151. Priscila Nascimento disse:

    Olá!!! Agradeço também como todos, pelo esclarecimento da dúvida que abrange a todos que desejam participar de concursos públicos. Quero fazer o concurso dos correios 2009, e tenho os mesmos problemas de restrições que muitos brasileiros, estava com medo de ñ estar apta a participar.

    Muito obrigado…

    Priscila Nascimento

  152. katia gomes disse:

    Gostaria também se possível de um esclarecimento , tenho nome sujo no SPC, não sei se entra automaticamente no serasa, e já tive a alguns anos com cheque, só que não aparece no nada consta, posso prestar concurso público? Para qualquer área?
    Aguardo resposta se possível através de email.
    Desde já Agradeço,
    Katia Gomes.

  153. Alessandro disse:

    Boa tarde…me inscrevi no concurso publico para oficial de justiça, mas tenho nome no spc e serasa! por esse motivo, posso não assumir o cargo?

  154. josé maria junior disse:

    bom dia!! li tambem seu artigo aqui postad na internet, primeiramente agradecer o escarecimento,vou prestar um concurso publico para o cargo de oficial de justiça aqui no estado de sao paulo. Mas por estar passando por uma situaçao de desemprego, o meu cpf foi parar no cerasa e em outras cobradoras,claroque se nao fosse a falta de emprego no pais eu teria meu cpf limpo. é possivel eu ficar com a vaga caso eu passe neste concurso?

  155. David disse:

    Oi li seu artigo e tb prestei um concurso publico para guarda municipal e entre 1680 pessoas fui o 14 na prova escrita no teste de aptidão fisica fiquei em 8 oitavo e na prova de direção que tinha certesa de ter um melhor resultado pois tenho habilitação valida para mais de 80 paises e 20 anos de carta no Brasil e habilitação no Canada por tanto tenho certesa de minhas abilidades ,me reprovaram que devo fazer?Onde posso recorrer?

  156. daniele disse:

    Olá.
    Gostaria de fazer o concurso publico para professora de educação infantil,estou com o nome no spc,posso fazer o concurso,e se passar assumir o cargo?

  157. ARTUR disse:

    Li o seu artigo e está de parabéns! fundamentado na lei! + ainda estou com medo!!! passei na PMBA! e já foi públicado no diario oficial da banhia meu nome na lista dos aprovados e classificados dentro das vagas! mas tenho pendências com o SPC! DA FACULDADE E UM FINANCIAMENTO PELO BANCO! agora vem os exames de saúde e o taf! para começar o curso de formação! quero saber se posso ser eliminado do concurso se na investigação social for comprovado q meu nome está no SPC? posso ser impedido de assumir o concurso? e se eu for o que eu fa~ço ou não tem geito mesmo?????? me ajude amigo me envie uma reposta fundamentada na lei e o que devo fazer me mande uma disertação fundamentada na lei amigo preico de sua ajudar!!! favor me responder por email!! preciso muito de sua ajudar! estou preocupado e tenho essa dúvida! email é artuzinho.junior1@gmail.com

  158. Jean disse:

    Olá…por favor…fui classificado no concurso do BB e estou bem próximo de ser convocado…recentemente perdi meu trabalho a não consegui honrar com alguns compromissos financeiros e fui negativado no SPC/Serasa…estou angustiado com a possibilidade de não poder assumir o cargo por estar registrado no SPC. Oque devo fazer ? estou desempregado e não tenho como renegociar as dívidas no momento.
    obrigado.
    Jean

  159. LILIA disse:

    OI PASSEI NO CONCURSO E A ETAPA DAS INVESTIGAÇOES VAO COMEÇAR O QUE EU FAÇO TENHO NOME EM SPC E SERASA QUE AMPARO PRA GARANTIR MEU CARGO POSSO ME FIRMAR /////////OBRIGADA DESDE JA

  160. Lina disse:

    Olá Dr. Aldo, li o seu artido e fiquei mais aliviada, mas gostaria se saber se caso eu passe no concurso pra policia rodoviária federal, a comissão de investigação social poderá me eliminar por eu ter o nome sujo no spc, serasa, ccf, protestos em cartórios, etc? Se eles me eliminarem eu posso entrar com um mandado de segurança, ou liminar, para me garantir, por ser ato inconstitucional? Não possuo antecedentes criminais, mas meu marido já foi condenado pela justiça uma vez, será que isso é motivo para ser eliminada? Dependendo das sua respostas eu nem tento, mas por outro lado, me reforço ainda mais, legalmente embasada daí. Sou formada em direito e meu sonho é um dia poder seguir carreira, será que poderia me responder por favor? Desde já sou muito grata.

  161. André disse:

    Olá, boa tarde, muito bom esse artigo os comentários enfim, muito bom e esclarecedor porém minha dúvida vai um pouco além. Eu me inscrevi no concurso para PM-SP que ocorrerá em NOVEMBRO, mas eu estou com o meu nome no SPC e Serasa também, embora eu esteja pagando, e tenha pago muitas contas, gostaria de saber se terei problemas no processo de INVESTIGAÇÃO SOCIAL? Caso tenha problemas, como devo proceder? Eu tenho como provar que estou pagando aquilo que devo, eu tenho todos os boletos pagos enfim gostaria que o Sr. me respondesse por e-mail e assim ficaria mais tranquilo. Muito obrigado e parabéns pelo BLOG.

  162. Bruna Medeiros disse:

    Olá.
    Vou prestar concurso publico este ano, mas meu nome esta no spc serasa.
    Tem algum problema???
    Pode responder para o meu email?
    bruninhamy@hotmail.com

  163. TADEU disse:

    Para consulta CNPJ ou Consulta CPF
    não vou ao CDL, só uso os sites:

    http://www.nacionalconsultas.com.br ou http://www.consultecpf.com

    Utilizo esses sites para liberar credito e saber nome sujo
    consulta SERASA ou consulta SPC eu garanto que funciona!

  164. Vou prestar concurso público mês que vem, mais meu nome esta no SPC e serasa, sera que corro o risco de não assumir (caso eu passe) por causa disso! Da questão “Dos requisitos”, um dos intens é: Estar em gozo dos direitos civis e políticos;
    Isso tem alguma coisa a ver com o citado acima?

    Aguardo resposta. Obrigado!!!

    • André disse:

      Leia o edital inteiro amigo, INADIMPLENTES EM COMPROMISSOS FINACEIROS

      eles são claro e explícitos, QUEM TEM RESTRIÇÃO NÃO IRÁ TOMR POSSE ATÉ QUE RESOLVA SUAS PENDÊNCIAS FINACEIRAS.

  165. FIQUE RICO.. SAIA DAS DÍVIDAS PARA SEMPRE disse:

    *”Como Transformar R$ 8,00 em R$8,000 em apenas 60 Dias! MUDE JÁ SUA VIDA LEIA COM ATENÇÃO!!! EU NÃO ACREDITAVA NISSO, MAS AGORA EU ME ARREPENDO POR NÃO TER ENTRADO NISSO A MAIS TEMPO! LEIA ISSO E GANHE DINHEIRO DE MODO MUITO FÁCIL!!!!! Por favor, leia este texto para entender, é muito fácil!! LENDO ISTO VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA!!!

    dinheiro:
    Leva menos de 3 minutos).Pouco tempo atrás, eu estava olhando mensagens nos fóruns (ou newgroups), como você que está fazendo agora, encontrei um artigo semelhante a isto descrevendo como eu poderia fazer milhares de reais dentro de semanas com apenas um investimento de R$12,00.Pensei, “Que fria” Tremenda bobagem”.
    dinheiro:
    (Mas como curioso como a maioria de nós brasileiros, continuei lendo. O texto me orientava a depositar R$ 1,00 a cada um dos nomes contidos na lista logo abaixo. Depois de ter feito isso, bastaria eliminar o primeiro nome da lista e mandar o artigo para pelo menos 250 fóruns ou newsgroups (existem milhares deles). Nada mais, só isso e você ganhará muito dinheiro. Assim depois de refletir sobre isto, resolvi seguir a risca a orientação do texto. Cheguei a seguinte conclusão: “O que eu perderia se abençoasse seis pessoas com R$ 1,00 cada??? Quantas vezes eu perdi dinheiro em coisas que jamais usei!!! Aqui pelo menos eu estaria sendo útil para as pessoas as quais eu enviei e correndo o risco de ganhar muito mais se estivesse concorrendo pela loteria, não é verdade? Então mãos a obra, nada tenho a perder…mandei os R$ 6,00.
    * Resultado, ADIVINHE???… Dentro de 7 dias, comecei a receber dinheiro na minha conta! Na primeira semana, recebi aproximadamente R$ 36,00. Ao final da terceira semana eu tinha feito um to
    SUGESTÃO: Leia e releia esta mensagem inteira cuidadosamente! (imprima e salve). Siga as instruções e veja o dinheiro entrar! É fácil. É legal. E seu investimento é de R$ 6,00 .IMPORTANTE: Este não é um golpe, não é indecente, não é ilegal, funciona muito nos países de 1º Mundo e foi reportado positivamente pela revista EXAME. Funciona mesmo!!!. Se todas as instruções seguintes forem cumpridas, seu retorno será bem rápido. ATENÇÃO: Siga estas instruções EXATAMENTE, e R$ 10.000 ou mais pode ser seu em 20 a 60 dias.
    Este programa continua próspero por causa da HONESTIDADE e INTEGRIDADE dos participantes. POR FAVOR continue fazendo com que o programa seja um sucesso aderindo cuidadosamente às instruções. Aqui estão os 4 passos fáceis para o sucesso:* ETAPA 1:Deposite 1 real na conta de cada uma das seis pessoas da lista que segue abaixo.
    Obs: As notas de R$ 1,00 estão sendo recolhidas pelo Banco Central, somente as moedas de R$ 1,00 estão circulando, porém depósitos no caixa eletrônico teriam de ser feitos com nots de R$ 2,00 reais ou então direto na boca do caixa NO VALOR DE R$ 2,00.
    *LISTA DE PESSOAS:

    Nome: Banco: Agência: Conta:

    1)João Batista M. Ferreira. Banco do Brasil Agencia:3199-2 conta:17869-1
    2) Camila Malta soares Banco do Brasil Agencia 1401-X Conta: 31388-2
    3)sandra maria da cruz linares b.brasil ag.0441-3 conta 8626-6 c.poupança
    4)FERNANDA S RODRIGUES OTTONI BANCO DO BRASIL ag.2906-8 cc.21257-1

    * ETAPA 2: Após ter depositado R$ 2,00 para cada uma das 6 pessoas, copie este e-mail para o seu editor de texto (Ex: Word, WordPad, etc.), digite uma nova lista de participantes, da seguinte forma: tire fora o nome que está no número 1. Mude os nomes restantes para a posição acima (o número 2 passa a ser 1, o 3 passa a ser 2, o 4 passa a ser 3). E aí você coloca o seu próprio nome dados bancários(agencia /conta) no número 6.
    Mande um e-mail pra il_vieira@hotmail.com, solicitando a inclusão do seu nome na lista, pq essa é a chave do programa.
    Vc vai se surpreender e o investimento vale a pena!
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.VAMOS PASSAR POR ESSA CRISE COM JESUS AO NOSSO LADO.

    • Cassiano disse:

      Não Duvido 50% com não acredito 50%- por favor se for verdade, mande para mim um extrato de sua conta!

  166. BETÃNIA DANTAS disse:

    gostaria de saber se posso participar de um concurso público pois estou com meu nome sujo no spc e cerasa

  167. GENTE TÔ PEDINDO PQ Ñ TENHO A MENOR CONDIÇÕES DE PEGAR MEU DIPLOMA DE LETRAS Q ACABEI DE ME FORMAR, TO DEVENDO 3 PARCELAS PARA A FTC AINDA , ME AJUDE PELO AMOR DE JESUS, COM APENAS 2 REAIS VC PODE ME DAR ESSE DIPLOMA, SOU BATALHADORA, MAS DEVO AO BANCO EMPRESTIMOS, Ñ POSSO PEGAR MAIS, MINHA CONTA EH 5791-6, AGENCIA 0689-0… S VC ACHAR Q DEVE ME DÊ 2 REAIS, EU VOU CONSEGUIR COM A AJUDA DE JESUS.

  168. mauricio disse:

    nossa !!! li e chorei
    o candidato a um concurso não pode ser penalizado por não poder quitar as suas dividas e viver nesse limbo, tratado como cidadão de segunda classe
    obrigado

  169. debora famima disse:

    eu gostaria de saber aquele site do governo que ao se escrever nao precisa paga e a tal da inseçao agradeço de me madar obrigada,,,,,

  170. Apesar de seu artigo nos deixar claro que excluir um candidato de uma vaga em concurso público por seu nome constar em SPC e SERASA seja ilegal, pelos depoimentos acima percebe-se que esta é ainda uma prática comum. Me inscrevi no concurso do DNOCS e meu nome está negativado devido a débito de cartão de crédito no banco Itaú. Caso passe no concurso e não possa assumir a vaga por causa desta restrição, há como recorrer? O que poderei fazer?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada.

  171. Gisele Meira disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se prestar concurso pra PM Temporário com o nome no SPS haverá problemas??
    Obrigada..Aguardo resposta no email

  172. Paula disse:

    Se o concurso público é a saída para uma pessoa de bem quitar suas dívidas… Como pode então o Estado permitir que não haja a isonomia citado na CF??? Tô estudando há 3 anos, passei na primeira e na segunda fase do concurso estadual que prestei e agora como vai ficar?? Realmente isso é muito injusto!!!! Os juros do cartão são altíssimos, cobrados diariamente, já tentei negociar mas eles não negociam o mínimo e apesar de estar pagando o que posso eles me mandaram uma carta ameaçando incluir o meu nome no serasa. :-(

  173. Patricia disse:

    Olá, estou querendo prestar concurso público ,e tenho meu nome sujo , gostaria de saber se isso é legal , pois trabalhando é que se paga as dividas e assim fica impossivel.

  174. rosa disse:

    Estou sendo convocada para tomar posse e apresentar documentos para agente administrativo.
    Se eu estiver com o nome no spc e serasa, eles podem me desclassificar?
    Como eu devo fazer se isso acontecer?

  175. Passei no concurso da GCM de SP,meu nome esta no spc e serasa,isso pode impedir de assumir o cargo,ja fui nomeado mas naõ tomei posse.

  176. PATRICIA SANTOS disse:

    ESTOU COM ALGUMAS PENDENCIAS NO SPC E SERASA ISSO ME INPEDE DE ASSUMIR UM CARGO DE FUNCIONARIA PUBLICA CASO PASSE NO CONCURSO AGUARDO RESPOSTA

  177. MUNIQUE disse:

    Boa tarde

    Adorei o que li nesse artigo.
    Gostaria muito de saber se devo prestar o concurso para o Banco Central do Brasil mesmo tendo o nome no Serasa e SPC, esperei muito por esse concurso a nivel medio e agora estou com medo!
    Poderia me ajudar.
    Munique

  178. fernando disse:

    bom a minha pergunta e igual a de todos se eu pasar no concurso eu poso esercer a função mesmo com meu cpf no spc.

    espero a sua resposta.

  179. thiago disse:

    boa tarde, irei prestar concurso da PM rj, porém estou com o nome sujo spc e cerasa e cheque, isso torna impeditivo caso eu passe na prova teórica??? caso seja impeditivo tem como eu recorrer ????

  180. ELISANGELA SOUZA disse:

    OLA, PASSEI NO CONCURSO DE AGENTE COMUNITARIO DO GUARUJA. FIZ O CURSO INTRODUTORIO E ESTOU AGUARDANDO PARA A ENTREGA DE DOCUMENTAÇAO E EXAMES MEDICO.. GOSTARIA DE SABER SE POSSO SER IMPEDIDA DE ASSUMIR O CARGO POR CONTA DO MEU NOME ESTAR INCLUSO NO SPC, SERASA E CCF. O QUE POSSO FAZER?

  181. FREIRE disse:

    PREZADO SENHOR DRº ALDO CORRÊA DE LIMA,

    MEU NOME É MARCELO PASSEI NO CONCURSO DA AERONAUTICA PARA DA AULA AOS SEUS FILHOS E COMUNIDADE. PRECISO QUE O SENHOR ME RESPONDA COM URGENCIA POIS, NA SEMANA QUE VEM TENHO DE ENTREGAR AS DOCUMENTAÇÕES E FAZER EXAMES POREM EU TENHO UMA SOCIEDADE COM UMA OUTRA PESSOA SENDO AS COTAS 50% PARA CADA E MEU NOME ESTA TAMBEM NO SPC E SERASA, PRECISO SABER SE TUDO ISSO VAI ME IMPEDIR A MINHA CONTRATAÇÃO JUNTO A AERONAUTICA.

    OBS:
    JA ESTOU PROVIDENCIANDO O FECHAMENTO DA EMPRESA MAIS NAO SEI SE VAI ADIANTAR, POIS SO TENHO ATE SEMANA QUE VEM , PRECISO QUE ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL, SE NAO FOR LHE ENCOMODAR ME MANDE SEU TELFONE PARA QUE O SENHOR POSSA ME ESCLARECER AS MINHAS DUVIDAS O MAIS RAPIDO POSSIVEL.
    NAO CONSIGO MAIS NEM DORMIR DIREITO ESTOU DESEMPREGADO E VENHO ESTUDANDO PARA DA UMA VIDA MELHOR AOS MEUS FILHOS E MULHER !

    ATENCIOSAMENTE,

    MARCELO

  182. Rosangela disse:

    Olá, passei no concurso da prefeitura de Fortaleza-CE, mas o meu nome está incluído nos órgãos de proteção ao crédito: (SPC e SERASA), isso impossibilita que eu seja efetivado?

  183. Rosangela disse:

    Olá, passei no concurso da prefeitura de Fortaleza-CE, mas o meu nome está incluído nos órgãos de proteção ao crédito: (SPC e SERASA), isso impossibilita que eu seja efetivado?
    Aguardo resposra com urgencia.
    Obrigada!

  184. […] Veja Também: Concurso Público, SPC e SERASA: Nome sujo na praça é condição para o candidato não ser nomeado… […]

  185. VANESSA disse:

    O nome PROTESTADO em cartório é um impeditivo para que o indívíduo aprovado em concurso público tome posse do cargo?

  186. Roberta disse:

    Por favor gostaria que me esclarecesse uma dúvida: passei e fui convocada para o magistério do estado do Rj, mas meu nome está incluso no SPC e Serasa. Será que não poderei assumir meu cargo???

    Obrigada.

  187. Peço que me enviem suas dúvidas via e-mail para o endereço vitorgug@yahoo.com.br

  188. ROSIMAR disse:

    gostaria de sabe tendo restrições no RJ, aparece também em outro estado Bahia, onde pretendo prestar concurso e se na área da educação estadual, também passa por essa consulta. Obrigada.

  189. GUSTAVO disse:

    passei em 1ºlugar num concurso da prefeitura de uma cidade do interior de sp para professor de educação fisica,e estou com o mesma duvída;posso assumir o cargo com o nome no spc ou serasa.Desde já agradeço sua resposta,pois vão nos chamar essa semana.Obrigado.

  190. wendell lucena disse:

    Olá gostei muito das suas colocações aldo , mas ainda tô na dúvida passei no concurso da policia civil da Pb já passei por testes fisícos psicotécnicos agora é essa bendita investigação social tenho restrições junto ao spc e serasa isso pode me complicar??????? por favor me tire esta dúvida.

    wendelljaq@hotmail.com

  191. por favor dr aldo preciso da resposta urgente se for possivel o ibge ou fundação cesgranrio podem desclacificar um candidadto aprovado em concurso para temporario minha esposa precisa apresentar documentos dia oito numa entrevista com o ibge grato desde ja pela atenção .

    • Jorge, caso nosso amigo, o Dr. Aldo, não possa te responder a tempo te adianto a resposta:

      Não, eles não podem desclassificar sua esposa. Não apenas seria inconstitucional, como também não consta da lista de documentos a apresentar nenhuma certidão negativa do SPC / SERASA.

      P.S.: Já trabalhei no IBGE.

  192. Se alguém mais tiver alguma dúvida urgente e o Dr. Aldo não tiver tempo de responder posso tentar ajudar.

    Não sou Advogado, mas sou Funcionário Público e tenho um razoável conhecimento em Direito Administrativo.

    Podem entrar em contato comigo deixando um comentário no Blog do Rodrigo Guedes:

    http://rodrigoguedes.wordpress.com/

    É claro que não me proponho a substituir nosso estimado amigo que tantas informações úteis têm nos oferecido. Mas pela falta de respostas do mesmo, vê-se que é um homem muito ocupado.

    E continuem acompanhando o Blog do Dr. Aldo Corrêa de Lima!

    Abraço a todos!

  193. Fernanda disse:

    Estou surpresa em ler este artigo, pois acabei de me formar em Pedagogia pela rede particular e todos me perguntam se vou fazer concurso público, sempre fico com vergonha de responder pois acreditava q não poderia por está com o nome negativado, diante do referente artigo pude perceber q posso fazer o concurso, e fico muto feliz por isso, obrigada por esclarecer de forma tão clara todas essas informações, pois foram de extrema importância pra mim. Mais ainda estou com uma dúvida, como posso fazer para limpar meu nome sem aqueles absurdos juros?Responda por e-mail, por favor.Obrigada.

  194. Adazia disse:

    olá passei em um concurso para vaga temporária, mas pretendo participar de um outro concurso desta vez para cargo efetivo. há algum problema? se passar no segundo concurso posso assumir a vaga se pedir demissão do primeiro.

  195. Janeildo Lima de Oliveira Junior disse:

    Boa Tarde, gostaria de saber se tem como realizar um concurso em um determinado estado, ex. SP, e assumir o cargo em outro, ex. PE, logo que passar o mesmo, ou o candidato tem que esperar algum tempo após ter iniciado no trabalho.

  196. Loriene disse:

    Oi, tenho dúvidas sobre poder assumir cargo público sendo devedora do banco do brasil, posso assumir? quais as implicações?

    obrigada espero sua resposta

  197. cezar disse:

    muito obrigado, foi muito util essa informação

  198. Carlos disse:

    Tenho muitas dívidas que contraí em meados de 2008. Estou com uma séria restrição cadastral no serasa, spc e ccf e sou devedor de três bancos e algumas lojas.

    Gostaria de saber se isso poderia me impedir de tomar posse em concurso, já que alguns concursos exigem que apresentemos nº de conta bancária, coisa que não tenho há uns 2 anos.

    Que faço se passar e for nomeado? Não tendo conta bancária, faltará esse documento, como devo proceder?

    Tenho receio, posto que estou me preparando para concursos e, sei que sou devedor, mas pretendo pagar, contudo, quando tiver disponibilidade financeira, que não tenho no presente momento.

    Peço que alguém me responda.

    Grato!

  199. […] Concurso Público – SPC e SERASA – Impedimentos (clique aqui) […]

  200. Suely santos disse:

    Olá aldo,
    gostaria de saber se há algum tipo de restrição para que se assuma vaga em concurso do banco do brasil para quem está com o nome negativado no serasa?
    Fiz o concurso em 2007/003, passei e agora estou a apenas uma pessoa à minha frente para ser convocada, estou negociando minhas dívidas, mas tenho receio de não ser nomeada, Isto é possível?

  201. Luciana disse:

    Muito esclarecedor em determinados pontos, mas fica a minha pergunta: tive uma empresa e por motivos financeiros encerrei as atividades e estou cheia de dívidas, com certeza não terei como saná-las, desejo prestar concurso para policia civil de sp, e segundo o edital uma das exigências é passar num tal de sistema ethos.. tipo uma avaliação sócio-econcomica-financeira da pessoal, isso é legal? Corro o risco de ficar de fora por causa da negativa ao meu nome?

    Gostaria que respondesse no meu email.

    agradeço desde já

  202. Lydiane disse:

    Já quitei uma dívida que tinha. Na consulta do SPC /SERASA “NADA CONSTA” por que as não consigo fazer compras no crediário e nem tirar Cartão de crédito, isso não é ilegal de acordo o código do consumidor

  203. JU disse:

    Olá! gostaria de saber se posso fazer o concurso da caixa economica federal,meu nome esta no serasa e spc
    tenho medo de fazer e eles nao me aceitarem?por favor me responda por e-mail…….
    obrigada!!!!

  204. Só para lembrar: sou funcionário público. Se alguém quiser me fazer alguma pergunta sobre o tema é só acessar o Blog do Rodrigo Guedes:

    http://rodrigoguedes.wordpress.com/

    Geralmente responde em até 3 dias no máximo (salvo motivo de força maior).

  205. EVANEI disse:

    TIVE MEU NOME INCLUIDO NO CCF E O HEQUE FOI PROTESTADO POSSO SER IMPEDIDO DE ASSUMIR O CARGO? (CONCURSO COBRA TECNOLOGIA)

  206. Ivone Nascimento disse:

    Ótimo blog Dr. Aldo, então posso prestar um concurso público mesmo com restrições, mas se eles recusarem por conta da restrição devo entrar com algum recurso na justiça? Como proceder nesses casos? Obrigada

  207. Para quem interessar, segue o link para um artigo que escrevi contendo dicas para passar em Concursos Públicos:

    http://rodrigoguedes.wordpress.com/2010/03/29/dicas-para-passar-em-concurso-publico/

    Qualquer dúvida é só deixar um comentário no meu blog que eu respondo.

    Boa Sorte a todos!

  208. Renata disse:

    Eu fiquei sabendo que existem alguns concursos públicos que no próprio edital já é colocado que pessoas com o nome restrito não podem participar, isso é verdade?

  209. Samuel disse:

    Boa noite!

    Gostaria de obter infomações de como fazer para retirar o nome do SPC e SERASA negociando a dívida para pagamento futuro.

  210. dressa disse:

    gostaria de saber se sendo inadimplente da caixa ecônomica fico impossibilitada de prestar concurso para a mesma????????

  211. Déh disse:

    Olá,adorei o artigo,porém tenho algumas duvidas ainda. Estou prestes a prestar um concurso publico,para o Estado de SP, porém estou com nome no SPC e Serasa.
    Isso impediria de assumir o cargo? se caso eu passasse na prova?
    Por favor me responda por e-mail o quanto antes.Isso está me tirando o sono.

  212. jessica disse:

    bom eu vou fazer a prova do concursso da caixa economica federal, nivel medio e meu nome esta incluso ao spc e serasa, se eu passar no concursso eles nao vao me chamr ou isso nao implica em nada?

  213. Daiana Santana disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se existe alguma Lei que respalda o empregado de Empresa Privada que trabalha com plantão 12×36, dizendo que a Empresa é obrigada a liberar seu funcionário para prestar concurso público.

    Att,

    Daiana

    • Sinto muito, mas a resposta é não. Justamente para evitar este tipo de conflito de horário é que os Concursos Públicos costumam ocorrer aos domingos.

      Mas não há nada que uma boa diplomacia não resolva.

      Boa Sorte!

  214. Claudia disse:

    Obrigada pelo esclarecimento. Tenho meu nome sujo por emprestar meu cadastro p outra pessoa que teve má fé. Mas estou p ser chamada em um concurso nunicipal p professora e gostaria de saber se isso poderá impedir minha nomeação?

  215. cristiane disse:

    Nossa que bom saber disso voce conseguiu esclarecer todas as minha duvidas .. muito obrigada se tiver qual querl alteração ou novidade sobre o assunto me mande um Email. waleu

  216. Surama Miranda disse:

    Bom dia

    TENHO UMA GRANDE DUVIDA!!!
    MEU NOME CONSTA NO SPC E SERASA (cartão, cheque especial e empréstimo).
    PASSEI NA SELEÇÃO PARA O CARGO DE COORDENAÇÃO EM UM MINISTÉRIO com DAS 3.
    MINHA VIDA SERÁ LEVANTADA PELA CASA CIVIL.

    PERGUNTO PELO MEU NOME CONSTAR NO SPC E SERASA CORRO O RISCO DE NÃO ASSUMIR O CARGO?

    AGUARDO SUA AJUDA.

  217. José medeiros disse:

    Olá. Permanece ainda tenho uma dúvida. é que tenho uma dívida em uma loja privada, a mesma protestou em cartório e quero saber se isso pode atrapalhar no concurso que fiz da Marinha do Brasil pra cabo do corpo auxilir de praça. e quanto a emprlacamento atrasado e Registro em conselhos como o de engenharia e arquitetura em atraso podem me atrapalhar nesse concurso? corro o risco de não ser chamado por isso?

    por favor me ajude pois gostaria de saber.

    obrigado por tudo.

  218. OLÁ,BOM DIA!
    VOU PRESTAR CONCURSO PARA AS DUAS POLICIAS DO RIO DE JANEIRO(POLICIA CIVIL E MILITAR),SE EU PASSAR,CORRO O RISCO DE NÃO SER NOMEADO DEVIDO EU TER MEU NOME NO SPC E NO SERASA.
    POR FAVOR,ATENDA O MEU PEDIDO E ME RESPONDA,POIS SE EU NÃO FOR NOMEADO NÃO IREI NEM PAGAR A TAXA,POIS ESTARIA JOGANDO MEU POUCO DINHEIRO FORA.ABRAÇOS..

    E-MAIL:andrebragarangel@hotmail.com

  219. OLÁ,BOM DIA!
    VOU PRESTAR CONCURSO PARA AS DUAS POLICIAS DO RIO DE JANEIRO(POLICIA CIVIL E MILITAR),SE EU PASSAR,CORRO O RISCO DE NÃO SER NOMEADO DEVIDO EU TER MEU NOME NO SPC E NO SERASA.
    POR FAVOR,ATENDA O MEU PEDIDO E ME RESPONDA,POIS SE EU NÃO FOR NOMEADO NÃO IREI NEM PAGAR A TAXA,POIS ESTARIA JOGANDO MEU POUCO DINHEIRO FORA.ABRAÇOS..

    E-MAIL:andrebragarangel@hotmail.com

  220. tiago de nicola disse:

    Estou prestes a entrar na etapa da investigação social do concurso de polícia militar do estado de São Paulo. Uma das hipóteses possíveis de exclusão nesta etapa é “Inadiplentes em compromissos financeiros”. O meu nome foi ativado no SERASA e no Banco Central em 2006, por conta de dois cheques sem fundos que foram depositados antes das datas combinadas, porem nem um desses dois cheques chegaram a ser protestados; Devo continuar me preocupando com a possibilidade de ser eliminado do concurso por este motivo? Se a sua resposta for afirmativa, como deve ser transcrito um possível recurso, amparado e fundamentado por leis e por outros motivos, para que este recurso seja deferido pela junta de seleção da polícia militar?

  221. fabricio disse:

    primeiro parabenliza-lo o Dr pela ótima postagem, estou com um problema passei em 2 concursos da secretaria de segurança do df, no qual eles pedem o nada consta de protestos o senhor acha q é motivo para eles me eliminarem do certame por ser um cargo na área de segurança o senhor sabe o que há em julgado a respeito qual é a decisão do tribunais ??? desde já agradeço a atenção!!

  222. Izabela disse:

    OLÁ, TENHO UMA EMPRESA JURÍDICA EM MEU NOME, E GOSTARIA DE SABER SE CASO EU PASSAR EM ALGUM CONCURSO PÚBLICO, O FATO DE TER UMA EMPRESA EM MEU NOME POSSA IMPEDIR ALGUMA COISA.

  223. Adelia disse:

    Oi gente, quem puder me ajude por favor..
    Meu filho passou no concurso petrobrás para tecnico operação junior, o nome dele esta no SPC e Serasa,
    tem 2 empresas em nome dele e tdas as duas com o mesmo problema.
    Já esta fazendo os exames médicos admicionais, incusive hoje foi mostrar os exames ao clinico geral da petrobras,ultima etapa.
    Não durmo mais pq eu que fui culpada dessa situação tda, por motivo de separação de marido.
    Quero saber se ele pode ser excluido do cargo por isso.
    Me respondam por favor.
    adelia-mari@hotmail.com
    Obrigada.

  224. Gostei muito da matéria, apesar de ficar mais lúcida essa questão, somente entrando na justiça para ter seus direitos garantidos.

  225. simone disse:

    passei no concurso do ibge/2010, será que para me contratar vou ter problemas por estar com nome no spc.

    • moises morais disse:

      passei no concurso puplico mais to com o nome sujo tanto no fisico quanto no juridico eu vou ter problemas para assumir… me responda por favor..

  226. ronaldinho disse:

    passei no concurso do ibge/2010 para recenseador gostaria de saber, se vou ter problemas por estar com nome no spc na hora de ser contratado. por favor responda no meu e-mail grato.

  227. Karol disse:

    Olá passei em concurso estou com nome no SPC/SERASA, será que isso impedirá eu tomar posse no concurso? Gostaria de saber o mais breve possível…Obrigada!!!

  228. Èrica disse:

    Quero saber se for aprovada no concurso da caixa economica federal posso assumir o cargo estando com nome no spc/serasa?

  229. Drika disse:

    Estou vendo todo mundo fazendo a mesma pergunta: Posso perder a vaga? Pessoal o texto acima nos esclarece que é inconstitucional tal medida, ou seja, se ainda assim acontecer, nós temos que lutar por nossos direitos e exigir a nomeação!

  230. Gabriela disse:

    Ola Boa noite!
    Quero saber se posso canidatar-me ao conselho tutetar estando com o nome no spc/cerasa ?
    aguardo sua resposta,desdeja agradeço.

  231. Meriellen disse:

    Oii eu estou tentando um contrato de Agente Penitenciario Feminino em MG e cargo de Vigilante em transporte de Valores e Policia Militar MG, porem tenho uma firma no meu nome e meu nome sujo no SERASA por causa dessa firma, sera q consigo esses trabalhos mesmo com o nome no SERASA? Aguardo a resposta.Meriellen

  232. CAMILA MARIANA disse:

    parabéns pelo comentário mas será que o senhor poderia me mandar um e-mail esclarcendo se que tem onome no spc/serasa pode participar de um concurso publico?
    aguardo resposta, camila.

  233. Paulinha disse:

    Mesmo com o nome sujo, corro o risco de perder a mnha vaga no concurso publico? Me esclareça essa duvida por favor!!!!

  234. jonathas disse:

    Cara, Parabéns pelo extraordinário trabalho de investigação a respeito deste assunto.
    Acabei de ser aprovado no concurso da PM de sampa, e estou com restrições no nome, não consigo pagar devido a tantos juros, e com salário mediócre, não tenho nem chance de propalar em negociação com a entidade bancária. Vou com certeza ser reprovado no exame do “IS” Investigação Social desta fase final, mas, com base no que discorre em sua pesquisa, me sinto melhor, e com certeza recorrerei, e, se vc estiver certo, sairei vencedor. Incrível, na minha turma, através de recurso, um rapaz que foi eliminado no concurso na fase psicotécnica, retornou, e está pleiteando a ativa como eu. Portanto, concluo como verídica sua análise sobre a inelegibilidade dos meios públicos em vetarem o direito a quem quer que seja de assumir cargos mediante a concurso por motivos de restrições financeiras
    Obrigado e Parabéns!!!!!!!

  235. Ana Cláudia disse:

    Parabéns Dr.
    o Sr. presta um serviço social maravilhoso, esclarecendo-nos a respeito dessas questões. E para quem, depois do seu artigo, ainda não entendeu, em resumo podemos recorrer a Justiça se perdermos a vaga por causa de ter o nome no SPC e SERASA. A constituição existe e é para ser cumprida, devemos lutar para isso. Como pagar as dívidas se não tivermos um emprego que nos permita viver e cumprir compromissos????? VAMOS EM FRENTE, NÃO DEIXAR QUE O MEDO NOS PRIVE DE DIAS MELHORES!!!!

  236. Luciana disse:

    Olá, Fiquei muito satisfeita com a exposição do assunto á cima, pois vários concursos tem agido de forma inconstitucional na petição de documentos. Gostaria de saber se o concurso pode exigir várias certidões, como por exemplo certidão de execução fiscal, certidão de processos? Pois Um concurso recem aberto em São Bernardo do Campo pela Fundação Vunesp está exigindo tais documentos. Gostaria de prestar, porem sofri um processo de execuçaõ fiscal de uma empresa q tive com outros sócios, a anos atrás o Processo foi sobrestado, e agora ? Será que posso prestar o tal concurso? É para professora de Ed. Básica? Não é de nenhuma área jurídica!
    Grata.

  237. jasiel disse:

    TIRE SEU NOME DO SPC E SERASA SEM PAGAR A DÍVIDA TUDO LEGALMENTE ENTERESSADOS ME ADICIONA NO MSN jasieladm@hotmail.com ou fale com jasiel (82)3641-8069

    • jasiel disse:

      TIRE SEU NOME DO SPC E SERASA legalmente sem pagar a dívida,você que tem o nome sujo por causa de cheques sem fundos,e por causa de empréstimos não pagos, em geral você que tem o nome sujo. enteressados ligue para (82)3641-8069 falar com Jasiel

  238. MARCIA disse:

    Quero me inscrever para o concurso do magistério que vai abrir, ainda este ano.
    Estou com restrinções pelo spc e serasa. Posso fazer o concurso?
    Não vou ser impedida, caso passe, de assumir o cargo?
    Obrigada Márcia

  239. Rafael disse:

    Olá! Passei no concurso da PMERJ, já por três vezes, no primeiro, fui eliminado por causa de uma tatuagem próximo ao ombro direito, no segundo, fui eliminado na entrevista psicológica, porque o entrevistador entendeu que o meu perfil psicológico não é compatível com PMERJ (passei no exame e reprovei na entrevista). O curioso, é que eu já sou funcionário público na esfera de segurança e estou em pleno exercício de minhas atividades (guarda municipal) sem nunca ter sido afastado da função por motivos de saúde. Agora, passei novemente no mesmo concurso no qual, a tatuagem foi liberada e estou preparado novamente para o exame psicológico, porém meu receio é o nome “sujo” no SPC, SERASA. O que devo fazer? Corro o risco de ser eliminado por este critério? Obrigado, e aguardo uma resposta.

  240. leonardo disse:

    Ola!!!! Meu nome é leonardo e estoou na IS da PM de SP, porem na ficha da IS , na parte de colocar se tinha nome sujo ou nao, eu coloquei que tinha porem ja havia quitado pois havia feito um acordo com o banco e ja havia pago. Mas no momento de uma compra pedi para que a caixa ohar se realmenta estava limpo, pois ja havia 1 ano que eu ja tinha pago;No entantu a mesma viu que eu tina restricao no nome nese mesmo banco, fui ate o local e o atendente afirmou que eu tinha essa divida, porem eu afirmei com ele que eu tinh pedido para incluir toda as minhas dividas pendentes e o mesmo afirmou que essa havia ficado para traz nao entrando no acordo que eu avia solicitado.
    Negociei a divida e estou pagando e meu nome ja esta limpo; Porem minha investigacao ja tinha sido feita e o resultado so saira em dezembro; Pergunto eu: Sera que fui reprovado? sera que tem problema , pois é a unica coisa que pode me reprovar, nao tenho nenhum problema com a justica.

    me responda por imail por favor!!!

    ATT: Leonardo

  241. railson gouveia feitosa disse:

    eu tenho uma duvida,meu nome esta sujo,eu posso fazer o concurso da aeronautica,e assumir o cargo.por favor mande a resposta o mais rapido possivel,obrigado.

  242. fabio disse:

    passei no concurso fundação casa de agente meu nome esta no spc serasa queria sabe se posso asumir o cargo pois ja passei em tudo so falta vida social meu amigo que que não posso assumir o cargo responde no meu email obrigado

  243. fagner disse:

    gostaria de saber se com o nome no spc e serasa uma pessoa pode entrar na policia militar do rio de janeiro, pois me encontro nessa situaçao e é inviavel um acordo com a intituiçao financeira , realmente inviavel. Passei na prova e estou aguardando, gostaria de saber para poder me preparar ate mesmo no meu emprego. agradeço pela atençao

  244. Nina disse:

    Afinal no que consta essa investigaçao social.
    é recomendavel que logo antes tal investigaçao tente se negpociar a divida só para nao constar o nome no spc e serasa, ja que de imediato nao posso pagar a divida.

  245. Mércia Ely Borges da Silva disse:

    IREI FAZER UM CONCURSO PÚBLICO NA AREA MUNICIPAL PRO CARGO DE PROFESSORA.MEU NOME ESTAR NO SPC SERASA. PASSANDO NO CONCURSO CORRO O RISCO DE SER ELIMINADA POR TER O NOME SUJO? POR FAVOR, MIM MANDA UM EMAIL, PRECISO DE EMPREGO MAS ESTOU SEM CONDIÇÕES DE PAGAR A DIVIDA. COMO POSSO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO?

  246. Daiane disse:

    Ola, passei no concurso publico do estado e dentro do numero de vagas,mas, estou com nome no scpc serasa e estou sem condiçoes de pagar agora. Sera que eles irão me chamar para assumir o cargo, e se chamarem sera que corro risco de não poder assumir.

  247. rodolfo disse:

    Ola boa tarde, passei no concurso da prefeitura de santa maria madalena rj e estou com o nome sujo no spc, gostaria de saber se isso impedira-m a tomar posse da minha vaga, obrigado.. aguardo reposta..

  248. monica disse:

    Olá minha duvida são as seguintes meu nome esta no spc/serasa/bancos, faço faculdade e gostaria de saber se isso pode me impedir de fazer estágios remunerados ou de tomar posse em concurso público??? ahhh e se posso abrir conta pagamento em bancos??? fico no aguardo…. obrigadooo.

  249. wanderson disse:

    boa noite, minha duvida é a mesma de muitos meu nome esta no spc/serasa, motivo: cartão de credido juros e mais juros. Passei na PM de MT. Na investigação social serei eliminado por esse motivo. Obrigado… Aguardo resposta…

  250. vera Lucia lemes disse:

    Boa noite !Estou me preparando para fazer prova paro o cargo de agente penitenciario no RJ,Há 7 meses fiquei desempregada e meu nome foi para o spc,pois não tive como quitar mimnhas dívidas os os juros ficaram muito altos…..
    Por favor me respondam poe Email,se eu passar nas provas,posso ser eliminada por ter o nome no spc…..

    Obrigado…

  251. Cesar Gusmão disse:

    Olá, Parabéns pelo artigo, o mesmo desde 2008 tem prestado um serviço imensurável aos que procuram esclarecimentos sobre esta questão.
    Deus o abençoe grandiosamente, OBRIGADO!

  252. teresa damacena da siva disse:

    estou esperando um chamado para um concurso publico
    porém estou com meu nome no serasa. Posso ser desclassificada por isso? estou muito preucupada,desde já agradeço a informaçâo.

  253. SHIRLEY disse:

    QUERO MUITO TENTAR O CONCURSO PUPLICO DOS CORREIOS,MAS MEU NOME ESTA INCLUSO NO SPC/SERASA.CASO PASSE EM TODAS AS ETAPAS,TENHO CHANCE DE ASSUMIR O CARGO?POR FAVOR ME RESPONDAM POR E-MAIL O QUANTO ANTES,POIS QUERO COMERÇAR A ESTUDAR.OBRIGADA

  254. marcelo disse:

    gostaria de saber se com o nome sujo no spc/serasa,eu posso fazer o concurso da guarda municipal e se passar terei algum problema!

  255. Marcelo Mercena disse:

    Olá, antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo belo texto e tirar uma dúvida!! Vou realizar concuro público agora no dia 27/02 para analista administrativo, no entanto meu nome esta restrito no SPC e SERASA, nestas circunstância eu posso prestar o concurso?

    • Olá, Marcelo!

      Como dito no artigo, não há problema algum. Caso você passe, mas seja impedido de assumir o cargo, por estar com restrições, é só impetrar um mandado de segurança.

      Boa sorte!

      Vitor Guglinski

  256. Marcelo disse:

    Olá… Peço esclarecimento de uma dúvida: Passei no concurso da Fundação Casa – SP, porém tenho algumas restrições cadastrais junto ao SPC E Serasa, isso influencia em minha futura admissão?
    Obrigado

  257. juliana aparecida spassatempo disse:

    tenho vontade de prestar concurso publico,mas tenho medo de não ser convocada caso seja classificada,pois o meu nome está no spc/serasa?por favor me responda,e qual for sua resposta eu irei me escrever esse ano?muito obrigada.

  258. mael disse:

    eu estou com aficha suja no artigo 184, isso impede minha nomeaçao.

  259. ANA PAULA MOREIRA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O NOME NO SPC E SERSA PODE FAZER O CONCURSO DOS CORREIOS?

  260. Rafaela disse:

    Gostaria de saber se posso presta concurso puplico tendo o meu nome restrito? E se caso passa posso exercer a função em tribunais!!!

  261. Jônatas Pimenta Mendes disse:

    Obrigado caro amigo.
    Você nos ajudou muito com seu trabalho.
    Um grande abraço.

  262. bruno disse:

    estou com o nome sujo e estou prestes a fazer concurso publico (prefeitura praia grande)
    tem algum problema?

  263. FRANCISCO ANTONIO DE OLIVEIRA CUNHA disse:

    Por favor preciso saber se com o nome negativo no spc e serasa inpede de fazer concurso publico e de assumir o cargo, porem tenho nome sujo e nao tenho como pagar as dividas pois estou desempregado, e agora quero fazer concurso. aguarda urgente resposta.

  264. Kelly disse:

    Por favor, quero prestar concursos públicos, só que meu nome consta que meu nome está no spc e serasa,e não tenho como quitá essa minha dívida,pois sem emprego. Com meu nome negativo ,poderei ter a chance de passá em concursos? Sí eu passá eles irão me chamá?
    Por favor aguardo resposta.
    Obrigada por sua atenção!

  265. daniele disse:

    oi tudo bem , vou presta concurso publico dos correios eu meu nome esta no spc e serasa,se eu passar sera que eles passam minha vaga para outro candidato me envie um email por favor…

    obrigada!!!

  266. viviane disse:

    por favor tenho restrições no cpf posso paticipar de concurso publico

  267. orivaldo brito de carvalho disse:

    olá, passei recentemente em um concurso publico, e estou esperando a chamada, mas tenho restrição no spc serasa, no edital pede que vc tenha uma c/c no banco do brasil…como faço para uma c/cno mesmo?
    ja tentei negociar com o banco a qual tenho pendecia…HSBC…mas nada

    posso não ser empossado?

    ajude-me,

    por favor, me responda por e-mail…

    grato.

  268. Cristina disse:

    Oi tenho o nome no spc/serasa e gostaria de prestar o concurso para Tecnico do INSS, e terá algum problema caso passe no concurso de não assumir por este motivo, desde já agradeço.

  269. Andréa disse:

    Oi vou prestar concurso público para guarda minicipal gostaria de saber se a restrição com o serasa me impede de assumir o cargo no caso de passar? pode responder para meu e-mail.
    Obrigada!!

  270. Amanda disse:

    Adorei o artigo……mas tenho uma dúvida tenho o nome no spc e serasa e vou fazer um proceso seletivo para tecnico em enfermagem caso eu pace e meu nome continuar sujo corro o risco de não ser nomeada???

  271. Samanta disse:

    ola farei um concurso da Secretaria de Saude De Brasilia, gostaria de saber se o fato da pessoa ter o nome no SPC poderia implicar no risco de não ser nomeada, pois no edital uma das regras de investidura no cargo é :Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer
    órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem
    necessárias.Gostaria então, de saber se isso tem algo haver com nome negativado .

  272. Luiz disse:

    Vou prestar o concurso dos correios,no cargo de carteiro,minha duvida é: estou no SPC E Serasa,se aprovado no concurso posso não ser nomeado por estar com restrições?

    • Thayná Pereira Trindade disse:

      BOA TARDE,
      GOSTARIA DE SABER QUEM ESTÁ COM O NOME ESCRITO NA DIVIDA ATIVA DO ESTADO DO RJ,PODERÁ FAZER CONCURSO/VESTIBULAR PUBLICO NO AMBITO MUNICIPAL,ESTADUAL E FEDERAL.

  273. Luiz disse:

    Vou prestar o concurso dos correios,no cargo de carteiro,minha duvida é: estou no SPC E Serasa,se aprovado no concurso posso não ser nomeado por estar com restrições???

  274. Sandra - RJ disse:

    Eu gostaria de prestar concurso público
    (prefeitura de SG). Tenho o ensino médio (professora). Mas o meu nome está no SPC. Isso me impedirá de ser chamada, caso eu seja aprovada?
    OBRIGADA PELA ATENCÃO! Aguardo resposta.

  275. Elaine disse:

    Gostaria de prestar concurso público, meu nome esta no spc e serasa, isto impede de assumir um cargo?

  276. Fábio disse:

    Ola. muito interessante seu trabalho. eu estou com nome no spc e serasa… varios registros. passei em um concurso publico p/ leiturista da copel (companhia de energia eletrica do parana). existe a possibilidade de não conseguir assumir o cargo?
    obrigado desde já.

  277. Montesino disse:

    ola tudo bem vou prestar o concurso da policia militar e estou com o nome sujo vou conseguir fazer
    muito obrigado

  278. clarisse disse:

    bem esclarecido!!!!
    mais quero saber se mesmo,por alguma razão.posso fazer o concurso da policia federal.é meu sonho,é vou realizar..

  279. jordania disse:

    gostaria de saber o que acontece se passei em um concurso público eme escrevi com o nome de solteira mas, já estava casada e lá diz que qualquer irregularidade nos documentos ou inexatidão desclassifica isso pode me fazer ser desclassificada?por favor tenho muita pressa.pode retornar ao meu e-mail!

  280. jordania disse:

    se no edital o concurso diz que o candidato pode ser eliminado por inexatidão ou irregularidade nos documentos e eu me escrevi com nome de solteira,mas já era casada quais os problemas vou enfrentar e como posso agir?tenho mitissíma pressa!
    grata!

  281. renato disse:

    quero fazer o concurso público,seape RJ,tenho o nome sujo isso impede
    se eu for aprovado?obrigado

  282. Elaine disse:

    Tenho um CNPJ em fase de baixa, isso pode me impedir de assumir cargo publico.

  283. Leila disse:

    Tudo que foi falado aqui é sobre o fato de se ter o nome incluído no SPC e SERASA, mas o que eu gostaria de saber é se a pessoa que tem protestos em fórum por falta de pagamento de alguma coisa pode ser impedido de assumir cargo público. Por favor me esclareça por e-mail, pois eu estou prestes a fazer inscrição em dois concursos públicos porém tenho medo de passar e depois não poder assumir o cargo.

  284. Alex disse:

    Fui aprovado num concurso da Polícia Civil e estou em fase de investigação de conduta. tendo meu nome no SPC/SERASA impede minha posse?

  285. igor disse:

    afinal , nome sujo impede a posse da vaga no emprego publico?
    responda por e-mail, obrigado.

  286. belcris_petronilho@hotmail.com afinal , nome sujo impede a posse da vaga no emprego publico?
    responda por e-mail, obrigado.

  287. lemostarcisio disse:

    obrigado pelas informações, um grande abraçO!!!

    fui nomeado recentemente para um concurso publico e fiquei na duvida sobre eles consultarem a proteçaõ de credito

    ate mais

  288. Francielly disse:

    Passei no concurso dos correios e serei chamda nas proximas semanas, mas tenho meu nome no SPC/SERASA, posso ser impedida de assumir o cargo de agente de coreios?

  289. diego franca disse:

    ola, eu Passei no concurso para Cabo musico da policia do estado do Amazonas gostaria de saber se corro o risco de ser eliminado pelo fato ter o nome no spc e ter um carro que o banco quer me tomar pelo fato de negociado ele com outra pessoa e naum ter trasferido. grato. por favor responda por email

  290. Olá bom dia parabéns pela matéria gostei muito até porque estou com restrição no meu nome não porque quero a maioria dos brasileiros está com uma situação financeira difícil no meu caso quando tinha emprego pagava minhas contas hoje está difícil de encontrar um novo emprego e aí você vê uma esperança de poder disputar uma vaga no setor público e voltar a ter dignidade e recuperar seu nome e vem a velha história você está no SPC ou SERASA você não pode fazer um concurso público não sou nenhuma pessoa que possui antecedentes criminais por isso gostaria de fazer o concurso do INSS 2011 para quem sabe com meus esforços e ajuda Deus sair desta situação que incomoda e muito,se possível gostaria de ter uma resposta por e-mail eu posso me inscrever neste concurso mesmo com restrição caso eu tenha exito e sou impedida posso acionar a justiça aguardo uma resposta oque queremos é ter um trabalho efetivo e recuperar nossa auto estima e dignidade pagando nossas contas em dias se derem a oportunidade.Aguardo uma resposta via e-mail Ana

  291. meurinata disse:

    OLÁ! TENHO ESTUDADO PARA UM CONCURSO PÚBLICO,MAIS TENHO UMA EMPRESA NO MEU NOME, E FUI PROCESSADA PELO ESTADO POR SONEGAÇÃO DE IMPOSTO,SE POR ACASO EU PASSAR NO CONCURSO EU VOU PODER TOMAR POSSE?
    POR FAVOR ME MANDE A RESPOSTA,SÓ ASSIM PODEREI SABER SE POSSO CONTINUAR ESTUDANDO.

  292. robson disse:

    Caro amigo estou com uma grande duvida fiz o concurso da policia militar de pernambuco e estou para entrar nesse ano q vem mas tenho nome sujo no SPC e SERASA sair devendo a 2 bancos tem condiçoes de entrar msm assim ou nao impata nada. Agradeço muito caso vc me responda pelo mail robson0liveira@hotmail.com
    E muito Obrigado desde Já.

  293. Leandro disse:

    Boa tarde, tenho um problema bancário de cheques devolvidos, porque emprestei alguns para o meu tio e ele não cobriu os cheques posteriormente.
    Queria prestar para a Poiliia Civil, qualquer cargo que precise apenas do ensino médio, pois, ainda estou no 4º semestre do curso de Direito.
    Poderia concorrer ao cargo sem problema algum por meu nome estar no SERASA/SPC ?

    Obrigado desde já

    • A maioria dos concursos impede a nomeação do candidato quando está com problemas no SPC, SERASA ou CCF, pois entendem haver INIDONEIDADE FINANCEIRA. Cada caso é um caso, mas, através de ação cautelar vejo a possibilidade da consecução da nomeação em caráter emergencial, mas, no seu caso, vejo ser imprescindível acionar seu tio na Justiça para que fique comprovado que sua negativação deu-se por culpa de terceiros e demonstrar tal circunstância em eventual cairelar, p. Ex.

      Boa sorte e que Deus o ajude !

      Enviado via iPad

  294. MARIO CESAR ALVES FERREIRA disse:

    Boa noite, estou com restriçao no serasa, e a empresa telefonica quer me cobrar um absurdo de juros, e estou prestando concursos publicos, se passar em algum posso ser impedido de assumir? Por favor me responda no e-mail marioferreira12@ig.com.br

  295. monica disse:

    Olá, gostaria de saber se estando com o nome incluido no spc, serasa, cadin e cartório de protesto, posso ser impedida de tomar posse de cargo público??? Se eu for proibida de tomar posse, quais os caminhos legais para lutar na justiça???…. Preciso muito que minha duvida seja esclarecida, pois todos que tem o nome sujo precisam ter o direito de trabalhar para conseguir honrar pelos seus deveres, eu não queria estar com o nome sujo mais por motivos graves e muitos sérios estou… desde ja obrigado.

  296. Marcos disse:

    Óbvio que não podem exlcuir candidato por motivos financeiros, a não ser que seja um devedor habitual, corriqueiro. Isto acontece muitas vezes por desconhecimento ou ignorância dos avaliadores dos concursos, porém é Inconstitucional. Se a pessoa perdeu o emprego e por isso está devendo, e agora está correndo atrás de um concurso para trabalhar, ora essa pessoa no mínimo comprova a sua boa fé, pois quer pagar as dívidas. Se reprovarem algum de vcs por isto, entrem com MS, isto caso não sejam devedores muito costumazes. O resto que falarem por aí é balela!

  297. mariana ribeiro disse:

    meu nome é mariana tenho meu nome negativado e gostaria de saber se eu passar em um concurso para professora se perco a vaga em minha cidade obrigada responda em meu e-mail.por favor

  298. Francisco disse:

    Achei este guia com o que fazer quando o cheque é devolvido, quais são os motivos de devolução de cheques, como sair do cadastro de cheque sem fundo e o que fazer se o cheque já foi protestado. Também inclui modelos de cartas de declaração para o banco ou para o cartório, recomendo:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-quando-um-cheque-e-devolvido

  299. Gladston disse:

    Parabéns pelo trabalho.
    Tirou minha dúvida e vai gerar um bom bate papo com algumas pessoas que defendem essa tese de que pessoas com “nome” negativado, fique impossibilitado de prestar concurso público.

  300. Kamila Soares disse:

    Boa noite a todos!

    É, a dúvida continua. Li todos os comentários, mas não achei uma resposta “curta e grossa”.

    1) Há alguma variação em relação a posição do candidato (concurso público), caso o mesmo esteja com o CPF irregular no SPC ou SERASA?
    2) Caso o candidato seja aprovado, poderá ser barrado quando a posse do cargo?

    Desde já agradeço a atenção e resposta.

  301. kathia disse:

    oi, pretendo fazer o concurso do tjpe. gostaria de saber se poderei ser contratada(caso passe), pois meu nome esta negativado no spc serasa, e gostaria de saber também se os empresários têm o direito de não contratar as pessoas negativadas ou até mesmo demití-las por isso

  302. jose carlos da silva disse:

    Boa noite
    Trabalho em uma empresa q presta serviço a petrobras, estou com o nome no SPC/SERASA, e o setor SISPAT da petrobras bloqueou meu cadastro, assim não permitindo mas o meu embarque ( offshore) O que devo fzr??

  303. Thyago disse:

    ola estou para fazer alguns, concursos como TJ,TRE. Gostaria de saber ser eu for aprovado em alguns deles, com o meu nome no spc/serasa poderei tomar posse no cargo publico.
    Obrigado pela atenção.
    Me responda por e-mail se for possivel

  304. Rogerio Oliver disse:

    Gostaria de Saber se posso assumir um cargo publico do estado de são paulo estando com o nome no SPC/SERASA.

  305. KRISTIANE disse:

    Boa noite! Embora o artigo seja antigo, queria saber se tem alguma possibilidade de me auxiliar nessa questão. Já que passei no concurso para professora do estado e tenho meu nome negativado por conta de uma cobrança com juros ABUSIVOS do cartão de crédito do Banco Itaú. Obrigada!

  306. Fernanda disse:

    Olá! Parabéns pelo blog!
    Passei no concurso.Estou com o nome sujo. Posso se chamada e assumir o cargo?

  307. Ronaldo José Esteves Torres disse:

    Boa noite.

    A dúvida é a mesma. Pretendo fazer o concurso para o cargo de agente federal. Tenho dívidas juntamente com o BB e restrições no SERASA, algum artigo me dá o direito, realmente, de assumir o cargo se por ventura passar no concurso?
    Agradeço desde já pela a resposta e atenção,
    Ronaldo José Esteves Torres.

  308. Marcia disse:

    Estou com o nome sujo por conta de um emprestimo na caixa econômica , fiquei desempregada e não pude continuar pagando as prestações.Fui convocada para um cargo, qual prestei concurso publico, mas agora estou com medo de não poder ser nomeada por causa da minha dívida.
    Aguardo uma resposta via email.

  309. patricia karvalho disse:

    ola queria saber meu nome esta no spc mais gostaria d fazer o concurso publico seraq ue eu posso pois so assim consiguirei quitar minhas dividas,,,bjs

  310. andrea rabelo disse:

    Olá gostaria se tu respondesse a pregunta das pessoas seria otimo,obrigada!!!

  311. silvia helena disse:

    ola gostaria de saber se posso fazer enem e participar de concurso publico tendo o nome incluso no spc e serasa … tive um negocio de sociedade com meu pai, eu investi meu nome e meu trabalho mais nós falimos e fiquei devendo ao banco! isso pode me impedir de ingressar em faculdade publica ou de ganhar bolsas no prouni e impedir que consiga ser contratada ao serviço publioco?

  312. Elaine disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se tenho o nome no spc e serasa posso prestar consurso do inss?

  313. dora disse:

    passei no concurso da policia civil de MG mas meu nome esta no spc e serasa mas ainda nao me chamaram será por isso? tenho direito ? me explica por favor

  314. silvia vanessa ferreira disse:

    Oi Dr: gostaria de saber se eu passando em qualquer concurso publico eles me chamão para assumir com o nome sujo no banco e registro no spc e serasa? e se posso assumir minha vaga?
    se comprar uma moto ou casa no meu nome o banco pode me tomar meu bem? quando fiz a conta não coloquei nenhum como bem de avaliação para a conta.
    aguardo sua resposta para o meu e mail.

    Silvia vanessa sem mais obrigada

  315. oi Dr. td bem, como todas essas pessoas eu tambem preciso saber se mesmo estando com o nome no spc e serasa posso prestar concurso para policia civil ou guarda municipal, por favor se puder me responda o mais rápido possivel!!!! muito obrigado!!!

  316. viviane do carmo silva disse:

    oiiiiiiiiiiii,Dr preciso da mesma resposta passei no concurso publico
    como auxiliar de desenvlovimento tirei 100% na aula pratica mas como todos tenho o nome sujo no serasa e no spc estou quase para ser chamada e e verdade qe saiu uma lei qe nao vai mas poder execer a funçao com o nome sujo estou desesperada porqe meu sonho era trabalhar com criança e agora qe consegui to com esse problema me responde se puder.Abraços e obrigada.

  317. renata disse:

    ola gostaria de saber se posso fazer concurso da caixa economica federal , msm tendo restrição em uma agência bancaria da mesma . se eu passar eles podem me impedir de assumir o cargo?

  318. Neemias oliveira disse:

    passei no concurso para agente municipal de transito, mas tenho o nome no spc,tenho chance de assumir a vaga?

  319. Eduardo Serra disse:

    Agora com a aprovação da ficha limpa quem tem o nome no SERASA pode ser candidato a vereador por exemplo.

  320. Eduardo Serra disse:

    Somente gostaria de saber quem esta negativa pode ser candidato

  321. Jair Rodrigues disse:

    Olá, tenho o nome no SPC/SERASA, e pretendo concorrer a agente municipal de transito. Caso passe em todas as fases, na hora da posse poderei perder minha vaga por ter o nome sujo?

    Dese já agradeço.

  322. aline disse:

    sou a titular e devido a um cartão adicional meu nome está incluso no spc e serasa e estou enteressada em participar de um concurso público. terei algum problema?

  323. anderson disse:

    olá,tenho restrições no spc e serasa gostaria de saber se eu passasse no concurso da polícia militar de minas seria impedido de assumir o cargo por esse motivo. obrigado.

  324. laura disse:

    quero saber tenho uma divida com o banco,nao consigo mais pagar,
    meu nome ta no spc e serasa
    passei em um corcurso publico,sera q serei impedida de assumir o cargo?

  325. Gislan Araujo Santos disse:

    olá quero saber se eu passar no concurso publico, será que serei chamado mesmo eu tendo o nome no SPC e SERASA?

    preciso dessa resposta urgente.

  326. eduarda dias disse:

    Ola, passei em uma seleção publica e estou com o CPF no CPC E SERASA e gostaria de saber se serei chamada? E se for chamada, é verdade que ao receber meu salario pelo banco a SERASA pode bloquear o meu pagamento?
    Espero ansiosamente a resposta.
    Obrigada.

  327. adriana ribeiro salim disse:

    Olá querido!Gostaria muito de me inscrever em um concurso público,pois me garante estabilidade,mas meu nome está incluso no spc.Será que posso me inscrever,e se eu passar,será que posso assumir o cargo?Atuamente já negociei uma dívida no banco,estou liqüidando,mas existe outras divida que não possso pagar agora,só quando terminar a do banco.Por favor,me responda por e-mail.Obrigado!

  328. Ana disse:

    Olá, passei no concurso do IBGE e fui convocada para levar os documentos, porém estou com o nome no SPC/Serasa, com um cheque sem fundos, isso pode me atrapalhar? Me responda, por favor!!!

  329. daiane cruz disse:

    oi, estou querendo fazer o novo concurso que abriu para o banco do brasil, mais meu nome esta no spc serassa, vc acha que me trará transtornos?

  330. Anderson disse:

    Tenho o nome no spc, porém minha esposa passou em um concurso público. Ela terá algum problema na hora de tomar posse do cargo?

  331. Marga disse:

    Boa noite,
    Estou com um processo no FIES, estou desempregada e não tenho como pagar, se esse processo for para execução, não tenho nada no meu nome, justamente pq ainda não consegui adquirir nada, vivo estudando pra concurso, se eu passar não poderei assumir o cargo pq devo pro FIES?
    Grata

  332. Vania disse:

    Ola, gostaria de saber se ter tido um caso no passado com um hoemm casado é motivo de reprovação em investigação social para o cargo de procurador de estado, Grata se tira minha dúvida.

  333. thiago_lencois@hotmail.com disse:

    Olá boa noite,
    passei no concurso público para Auxiliar de Serviços Gerais, verifiquei que estou com um débito de um modem que comprei da vivo, mas cancelei por defeito, mas continua o débito, e não consigo pagar, será que por isso posso não ser admitido?

    Obrigado…

  334. Fellipe Rafael disse:

    Boa noite !
    Já respondi o crime de perigo de dano no CTB .
    Mais paguei cesta básica .
    Tenho medo de passar na prova da pmerj e ficar exclusão por isso.
    Isso pode me prejudicar ou não ?
    Meu crime foi pago ,e é de pouca gravidade !
    Por favor me ajude !

  335. Alex disse:

    Bravo… Bravooo….. EXELENTE post…. Me esclareceu ao extremo²…

  336. João Nobre disse:

    Já sou funcinário público. Se eu estiver com o nome sujo, o Estado pode me exonerar?

  337. William disse:

    Passei no concurso da PMERJ, porém estou com uma dívida de IPVA atrasada, eles podem me reprovar na pesquisa documental e social?

  338. joyce gleydice santos costa disse:

    ola passei em primeiro lugar pra tecnico em enfermagem e meu nome ta sujo sera se vou ser nomeada? me responda por email pois estou muito preocupada.

  339. daniel henrique disse:

    Olha, nao entendi muito bem, e continuo com dúvidas. Eu passei na prova da PMMG, ESTOU com o nome no spc e serasa, se eu entendi, vc disse q isso nao vai me atrapalhar a continuar os exames e concuindo posso ingressar normalmente?

  340. Patricia disse:

    Por favor me responda. Eu passei em um concurso da PM e vou passar pela investigação social. Meu pai e o irmão dele foram presos por um ano(Motivo: homicídio). Isso pode me eliminar na investigação social?

  341. bruna disse:

    Gostaria de tirar uma duvida. Tem um edital aberto e nos requisitos para a posse eles especificam “estar com o CPF regularizado”, então, quer dizer que mesmo que eu passar nesse concurso eu não poderia assumir só por que no edital especifica isso? Não teria recorrer de algum modo?

  342. […] Veja também: Aprovação em Concurso Público x SERASA / SPC  […]

  343. Isabelly disse:

    Boa tarde Professor . Tenho o nome sujo no SPC e Serasa e vou prestar concurso publico para Tribunais do Trabalho , há algum impedimento quando for tomar posse??tenho essa duvida faz tempo .
    Obrigada !!

  344. Márcio disse:

    Boa tarde,
    Muito bom o seu texto, mas inaplicável ao cargo de Juiz Substituto. É que a LC 35/79 prevê expressamente, como dever do magistrado, manter conduta irrepreensível na vida pública E PARTICULAR (art. 35, inciso VIII).

  345. Teles disse:

    Gostaria de saber o que devo fazer, passei no concurso de agente penitenciário, fiz até o curso de formação, agora pra tomar posse necessito da certidão negativa cível, ela não sai porque a faculdade entrou com uma ação monitoria contra mim. Estou pra ficar doido, o que fazer. Será que perco o concurso? Me ajude, abraços

  346. Elisangela disse:

    Nossa!!! Estou aliviada por ter toda a explicação, sobre nome com restrição e concurso publico, pelo que li e entendi posso estudar e passar em concurso. E graças a Deus tentar limpar meu nome.Obrigada!!!!

  347. Boa tarde,

    Passei no Concurso da caixa Econômica Federal. Porém, tenho diversas restrições, SPC e SERASA, e, preciso saber se isso vai me impedir de tomar posse.
    Atualmente estou desempregado, e, tal critério de exclusão, mesmo em empresas do setor privado, são injustos, uma vez que, sem renda, é impossível renegociar dívidas.
    Não há como pagar dívidas, e, portanto, como limpar o nome sem ter renda, sem trabalhar.

    Fiquei contente de ter passado no concurso, porém, estou muito apreensivo com relação a restrições.

  348. francisco ferreira disse:

    Fui aprovado em um concurso para agente penitenciário, mas estou com meu nome no cadin estadual, porque não tenho direito a um defensor público, se um assassino tem?
    E também, tenho duas empresas, inativas ha 10 anos, isto me impede de tomar posse?

  349. Carlos pantoja disse:

    Excelente post, tirou toda minas duvidas. Obrigado!

  350. Davi Guilherme Borges disse:

    Titulo de crédito protestado em Cartório podem ser impedimentos de habilitação em concurso público?

  351. Marcos disse:

    Boa tarde!!
    Fechei minha empresa ano passado, fiquei com dividas em banco e com alguns fornecedores.
    Alguns fornecedores estao combrando na justiças os boletos protestados, mais nao tenho como pagar agora e tambem nao tenho bens em meu nome, isso me atrapalha em um concurso publico?
    Obrigado!!!

  352. Tiago Benitez disse:

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, sanou várias dúvidas que eu tinha sobre isso!! Muito grato, continue com o ótimo trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • 2,633,867 - Acessos !

Digite seu e-mail no espaço abaixo e clicar em acompanhar para nos seguir

Junte-se a 2.397 outros seguidores

abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

https://aldoadv.wordpress.com

Leia a Bíblia Sagrada !

Salvação só em Jesus Cristo

Escritório:

81.3728.2648 e 8116.5304

Justiça Social

Apenas com Justiça Social seremos capazes de transformarmos a dura realidade das pessoas menos favorecidas.

Antes disso, é importantíssimo que possamos desenvolver uma mentalidade nacional voltada para o suprimento dessas necessidades básicas da população humilde, a fim de que tenhamos condições de sencibilizar a todos (inclusive nossa classe política, que há tanto tempo vem ocasionando esses desajustes perante a coletividade, afinal de contas, grandes importâncias pecuniárias estão sendo desviadas para o domínio ilícito particular da maioria desses políticos, assim como é de conhecimento público e notório e que quase ninguém faz nada).

Dentro dessa perspectiva, é fundamental que possamos fiscalizar, direta e indiretamente, a atuação do "Estado" e do particular (ONG's também) e exigir a punição aos infratores, especialmente, se forem Autoridades Públicas.

Dessa forma, talvez estejamos dando um passo concreto e mais eficaz em direção a um futuro mais equitativo para todos nós, principalmente para os mais pobres.

Bel. Aldo Corrêa de Lima - Advogado e Professor

Eclesia Ágape

Comunidade Cristã Urbana: Discipulando e Evangelizando

Assembléia de Deus

Ministério Israel | Brasil | Pernambuco

Seminário de Teologia

Persiste em Ler, Exortar e Ensinar ... (1 Tm. 4.15)

Maluco por Jesus

Deus atraiu você até este site para falar-lhe algo ! Descubra o que é !!!

%d blogueiros gostam disto: