Dr. Aldo Corrêa de Lima – Advogado | Professor | Teólogo

Advogado Empreendedor

dinheiro

Se alguém, de repente, entrasse no seu escritório de advocacia e lhe perguntasse se você já inovou hoje, qual seria sua reação? Talvez, você pensasse que seu interlocutor bateu na porta errada e, se mesmo assim resolvesse responder à pergunta, provavelmente diria que não, ou não conseguiria responder.

Pois bem, a palavra inovação normalmente assusta mesmo. Geralmente, atribuímos seu sentido ao resultado de um trabalho sofisticado desenvolvido por alguém muito distante da nossa realidade. Muito diferente de nós mesmos. Lembraremos da chegada do homem à Lua, do bebê de proveta, da descoberta da televisão, do telefone celular e da Internet.

O que quase não percebemos, porém, é que a inovação não se dá necessariamente com a criação de algo novo e não pensado, uma invenção, e sim com a atribuição de uma nova perspectiva a algo já existente. Quer alguns exemplos? A água de côco em garrafa, o vidro elétrico e a pasta suspensa são alguns deles. No mundo jurídico, podemos citar os Juizados Especiais itinerantes, os julgamentos informatizados, a penhora on-line, o peticionamento eletrônico, a certificação digital de acórdãos, o inquérito policial digital. Respiramos inovação todos os dias.

Se encararmos a inovação como uma possibilidade ao alcance de qualquer um de nós, seres humanos normais, poderemos entender então que na vida profissional a inovação não é um diferencial, e sim uma questão de sobrevivência. Empreendedores de sucesso pensam e repensam seus negócios constantemente. Desafiam seu diferencial frente a seus concorrentes todos os dias. São incansáveis na busca de oportunidades, e sempre conseguem identificá-las. São personagens especiais, curiosos, inquietos e, principalmente, realizadores.

Nos dias de hoje, mais arriscado do que inovar é ficar inerte frente às constantes mudanças no mundo. E o mundo da Advocacia está mudando a cada minuto. Cada dia que passa, somos compelidos a romper com o passado da segurança profissional, e enfrentar o presente da crise econômica, da competição acirrada e da evolução tecnológica, para alcançar o futuro que almejamos. A realidade mostra que o sucesso se conquista com estratégia, ousadia e uma boa dose de coragem. Se você não for o responsável pela implementação de uma nova idéia (seja no desenvolvimento de uma nova tese jurídica, seja na implementação de uma nova forma de atendimento a seus clientes, seja na exploração de um novo nicho de mercado), alguém invariavelmente o será. Como diriam os filósofos do futebol: “quem não faz gol, leva!”.

Assim, o empreendedorismo jurídico deve ser conseqüência da visualização das oportunidades, da crença de que há espaço para novos conceitos. Para isto é preciso se manter alerta ao que acontece no seu em torno, e compreender que ser um advogado empreendedor significa…

… ser perseverante. Implementar o seu sonho não é tão fácil quanto você pensa que é. Leva anos. E muito mais se você não se mantiver focado, organizado e entender que você não conseguirá crescer de verdade se não correr riscos calculados de vez em quando, enquanto mantém a cabeça no lugar nos momentos de crise.

… saber valorizar o trabalho em equipe. Um pequeno escritório nunca tem internamente todos os recursos de que precisa. Portanto, é essencial ter uma rede de pessoas que possa pedir ajuda quando os problemas e dificuldades aparecerem. Tenha mentores para as áreas de marketing jurídico, finanças, produção jurídica, recursos humanos, tecnologia e outras áreas que você julgar necessário.

… manter o foco. Um escritório de Advocacia só consegue prosperar quando se mantém focado naquilo que ele sabe fazer de melhor. Não insista na clínica geral, no “fazer tudo para todos”. Tudo é muita coisa, e todos é muita gente. Desse jeito, fica difícil criar uma marca e um diferencial.

… manter-se constantemente informado. Todos os dias acontecem eventos que afetam os negócios dos seus clientes. Se você quer realmente prestar um excelente serviço jurídico, precisa manter-se atualizado sobre as tendências do mercado, jurídico ou não, e implementá-las antes mesmo de o seu cliente saber. Estamos vivendo a Era do Conhecimento, e é ele que vai diferenciar você dos seus concorrentes. Além disso, quanto mais informações de natureza diversa você tiver nas mãos, melhores decisões poderá tomar com relação aos rumos do escritório.

… entender que se comunicar bem é chave para o sucesso. Deixe os brocardos jurídicos para os momentos oportunos. Quando estiver falando com seu cliente, tenha certeza que você sempre fala de uma maneira clara, simples e consistente. Se faça compreender!! E não se esqueça que todo e qualquer processo de comunicação envolve documentar o que aconteceu entre os interlocutores, para que não exista qualquer mal-entendido no futuro. Ambos os lados devem estar sempre cientes sobre as respectivas expectativas.

… entender que dinheiro é fator crítico. É sempre bom tratar as finanças do escritório com o rigor necessário (inclusive separando contas pessoais das contas do escritório) e reservar uma verba para as situações de crise que você não imagina que possam acontecer. Por outro lado, não tenha medo de investir dinheiro onde você acredita que trará retorno. Como diria meu avô, “dinheiro não aceita desaforo”, portanto, cautela com ele.

… ser honesto e íntegro o tempo todo. Acima de tudo, você precisa ser verdadeiro. Desonestidade é sinal de fraqueza, sem mencionar que é a pior estratégia de marketing que pode existir. Se os seus clientes souberem que você será sempre verdadeiro com eles, nunca terão dúvidas sobre acreditar em você. Uma excelente reputação jurídica leva anos para desenvolver, mas segundos para ser destruída. Cumpra o que prometeu, sempre, mas só prometa o que efetivamente tiver condições de cumprir.

… ser um aprendiz sempre. O mundo está em constante movimento, e para você adaptar-se a ele e manter-se à frente dos seus concorrentes, você precisa ser um eterno aprendiz. Atraia para si outras fontes de conhecimento além do Direito. Aprenda sobre economia, gestão, filosofia, negócios, artes, tecnologia. Aprenda! Aprenda! Aprenda!

… trabalhar pelo sucesso dos outros. Nunca esqueça a missão da Advocacia: ajudar os clientes a resolver os problemas que eles têm. Isso tem que estar impregnado na cultura do escritório, permeando as mentes de todos os membros da equipe, jurídica e administrativa.

… fazer Marketing Jurídico ético. Não pare de fazer o marketing do seu escritório. Procure constantemente por novos negócios dentro dos atuais clientes, novos clientes e novos mercados para servir. Respeite as limitações éticas, mas seja criativo e inovador. Nunca se esqueça que o melhor marketing do escritório é aquele que valoriza o conhecimento técnico da equipe jurídica.

Na medida em que o advogado, sócio ou dono de escritório, se conscientiza que tem uma empresa competitiva nas mãos, mais do que nunca ele precisará de espírito empreendedor para atingir seus objetivos. Para ele e nos dias atuais, não basta apenas ser um excelente advogado. É preciso também trazer para o seu dia-a-dia as características, comportamento e habilidades de um empresário que pretende ter sucesso.

Ele deve ser incansável na busca de oportunidades, ser persistente e obstinado, estar comprometido com seus clientes e com sua equipe, buscar excelência e qualidade no trabalho e no atendimento ao cliente, correr riscos calculados, traçar com clareza as suas metas, buscar constantemente informações que fundamentem suas decisões, trazer a cultura do planejamento para o escritório, construir uma boa rede de contatos, e agir de forma independente e autoconfiante. Para o advogado que encabeça um escritório, ser bom tecnicamente é só uma das tarefas. É só o começo.

O que você não pode deixar acontecer é desacreditar nas suas próprias idéias e intuições. Enxergue o mundo com olhos de empreendedor, buscando oportunidades em cada situação cotidiana. Quando você realmente estiver agindo assim, então não ficará admirado se alguém lhe perguntar se você já inovou hoje. Porque mesmo que a resposta seja negativa, poderá dizer: “hoje não, mas ontem sim!”.

Lara Cristina de Alencar Selem é advogada e consultora empresarial da Selem, Bertozzi & Consultores Associados.

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Arquivado em:Advocacia, Jurídico

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Dentro dessa perspectiva, é fundamental que possamos fiscalizar, direta e indiretamente, a atuação do "Estado" e do particular (ONG's também) e exigir a punição aos infratores, especialmente, se forem Autoridades Públicas.

Dessa forma, talvez estejamos dando um passo concreto e mais eficaz em direção a um futuro mais equitativo para todos nós, principalmente para os mais pobres.

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