Cuidados com a DIETA

Para ter uma dieta eficaz é recomendado identificar as calorias necessárias que cada pessoa necessita para as funções básicas do organismo

Para se ter uma dieta eficaz e personalizada, é indicado a estimativa individualizada do balanço energético de cada pessoa. A recomendação é feita para que o planejamento alimentar seja específico para o indivíduo e possibilite identificar a quantidade de calorias necessárias para realização das atividades básicas diárias, como dormir, tomar banho, andar, falar etc.

Para avaliar esse consumo energético, hoje já é possível realizar um exame que aponta alguns dados com precisão. Trata-se de um novo recurso diagnóstico que mede, por meio da avaliação da produção de gás carbônico e consumo de oxigênio, a taxa de metabolismo do indivíduo, isto é, a quantidade de calorias necessárias para suprir as funções básicas do organismo. O exame, realizado pela coleta e análise do ar expirado num dispositivo próprio, é conhecido como “metabolismo de repouso” e é recomendado para quem deseja seguir uma dieta planejada.

“Com o laudo, os especialistas fazem um balanço energético individualizado de cada paciente, podendo traçar um mapa preciso para readequar suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos”, explica Tebexreni.

Segundo o especialista, o grande diferencial do diagnóstico é a obtenção da taxa de metabolismo de repouso real e personalizada e não aquela calculada por equações matemáticas. “Muitas equações superestimam essa taxa o que pode, em parte, prejudicar o planejamento nutricional”, confirma a nutricionista do Fleury, Carla Yamashita.

O exame mede a quantidade de oxigênio consumido e de gás carbônico produzido durante a respiração. Com duração de aproximadamente 30 minutos ao todo, sendo 10 minutos para a aquisição do material, o metabolismo em repouso baseia-se na coleta dos gases da respiração, com auxílio de uma máscara de silicone ajustada sobre a boca e o nariz, e análise simultânea do material coletado, processada por um programa de computador.e disponível on-line.

“Quanto maior é o gasto de energia em repouso, maior é a taxa de metabolismo da pessoa. A medição só não vale para pacientes com hipertiroidismo, e em algumas outras situações específicas nas quais o gasto energético excessivo deve ser interpretado no contexto da condição específica”, explica o cardiologista do Fleury.

O exame dimensiona o que a pessoa está consumindo a mais ou a menos para seu metabolismo. “Por exemplo, se uma pessoa gasta 2000 kcal/dia, sendo 1500 kcal em repouso e mais 500 kcal nas atividades que realiza ao longo do dia, e consome 2500 kcal, isso significa que ela está “acumulando” 500 kcal extras por dia. Um acúmulo de 7 a 8 mil kcal extras na semana equivale a aproximadamente 1 kg a mais na massa da pessoa. Ou seja, se o indivíduo mantiver esse padrão, ele engordará 1 kg em aproximadamente uma semana”, exemplifica Tebexreni.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Guia das Cidades

E-Marketing Digital ao acesso de todos os brasileiros

Social Card Oficial

Rede de Descontos, Serviços e Parcerias Empresariais

nota 10,0

Plataforma Jurídica de Estudos para ESTUDANTES de DIREITO e CONCURSEIROS de CARREIRAS JURÍDICAS

Willyana Brito Fotografias

Registro momentos de felicidade de bebês

Aldo Corrêa de Lima

Direito Público | Privado para todos os níveis !

Seminário de Teologia

Persiste em Ler, Exortar e Ensinar ... (1 Tm. 4.15)

Maluco por Jesus

Deus atraiu você até este site para falar-lhe algo ! Descubra o que é !!!

%d blogueiros gostam disto: